Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Consultório de Psicologia

Espaço de transformação com a finalidade de orientar, ajudar, esclarecer dúvidas e inquietações. Encontre equilíbrio, use sua criatividade e deixe fluir sua energia. Mariagrazia Marini Luwisch

Consultório de Psicologia

Espaço de transformação com a finalidade de orientar, ajudar, esclarecer dúvidas e inquietações. Encontre equilíbrio, use sua criatividade e deixe fluir sua energia. Mariagrazia Marini Luwisch

Sonho: nua, perseguida e sem voz

 

Olá Dr.ª Mariagrazia Marini,

 

 Gostaria muito que me ajudasse a interpretar estes sonhos.

 

Há três sonhos que tenho com muita frequência, 1º - Sonho que estou fazendo alguma coisa do meu dia a dia, como na escola, trabalho ou na igreja, e estou nua, fico com vergonha, mas tenho disfarçar.

 

2º - Tenho uma espécie de sonho de acção, eu estou sendo perseguida por alguém, geralmente tem várias escadas ou portas, e para me esconder e despistar a pessoa, eu subo escada, desço escada, abro uma porta, saio por outra, e fico com muito medo que a pessoa me ache. É um sonho muito agitado.

 

3º - Sonho discutindo com alguém, e eu começo a falar (xingar a pessoa), mas a voz não sai e eu ponho força, me esforço para falar, mas não consigo. E na hora eu sempre acordo meia aperreada.

 

Eu me considero uma pessoa muito covarde, tenho muita dificuldade de me impor a certas situações e pessoas, não tenho coragem de falar o que penso, principalmente diante de pessoas como Patrão, Professor, o Padre da minha paróquia, etc. As únicas pessoas que sinto à vontade para discutir, ou mostrar o que penso é minha mãe e meu esposo. Este meu jeito de ser me incomoda muito.

 

Será por isso que tenho estes sonhos?

 

Gostaria muito da sua resposta

Desde já agradeço a atenção

 

Cara leitora, 

 

A insistência dos seus sonhos dão a entender que há algo dentro de si que está a pressionar e necessita ser reconhecido.

 

Sonhar que está nua, mostra o seu sentimento de fragilidade diante dos julgamentos sociais. O sonho remete para que reflicta qual é o medo que tem em se mostrar como realmente é.

 

Sonhar que está a ser perseguida e precisa se refugiar, remete para reflectir sobre do que, na vida psíquica e afectiva, está a fugir? O sonho denota o seu medo e insegurança no tocante a perder algo valioso.

 

Sonhar que está a gritar e a voz não sai, remete para a dificuldade que sente em expor as suas ideias, fazer valer a sua opinião e se impor.

 

À partir do momento em que perceber a verdadeira identidade desse perigo interno, o sonho não aparecerá mais.

Os seus sonhos revelam a sua maneira de ser nesse momento da sua vida e estão de acordo com o que refere de si própria, como ser uma pessoa com dificuldade em se mostrar como realmente é, insegura e com dificuldade em expor sua verdadeira interioridade e de se impor.

 

O que os seus sonhos estão a dizer é que para que se sinta bem consigo própria, precisa vencer os seus medos e as suas inseguranças. O que poderá fazer a começar por estar mais atenta às suas reacções e aos poucos tentar mudá-las no sentido de se tornar uma pessoa mais autêntica e segura de si própria, sem temer mostrar as suas ideias e opiniões.

 

Essa interpretação é bastante genérica, entretanto poderá trabalhar mais os seus sonhos através de uma psicoterapia de auto-conhecimento.

 

Fique bem

Mariagrazia

4 comentários

Comentar post