Terça-feira, 1 de Março de 2011

Perdoar e esquecer

 

 

Boa tarde.
Dirijo-me a si no intuito de conseguir ajuda anónima.
Descobri com a maioria dos detalhes, há dois anos, que a minha mulher me andava a trair e desde então tento esquecer e perdoá-la, mas o facto é que a nossa vida passou de boa a miserável, pois estou constantemente a pôr-lhe à cara o que aconteceu e desde a descoberta que me sinto, inútil, triste, feio, constantemente com mágoa e nutro revolta por quase toda a gente, etc, etc.

 

Eu não era assim, fiquei assim depois disto.
Continuo a tentar esquecer e perdoar, pois gosto muito da sua companhia, da sua amizade, das coisas que ela faz, noto o quanto ela é linda, mas no final e embora veja e lhe diga tudo isto, ela não tem valor nenhum nem como esposa nem como mulher, pois em quase 15 anos de casamento nunca eu tive sequer a ideia de a magoar desta maneira e ela não se fez rogada assim que teve oportunidade.

 

Deparo-me nesta situação, mas embora já tenha tido inúmeras oportunidades de a trair ou de a deixar, certo é que não consigo e porque sei que não tenho coragem e porque ninguém merece uma coisa destas...

 

Ajude-me por favor, pois tenho vergonha de procurar ajuda...
Muito Obrigado e muitas felicidades para o seu trabalho.

 

”Perdoar” não è uma questão de querer e “esquecer” nem sempre é possível. O ser traído leva a um sofrimento, além de influir na sua auto-estima. Acontece que está ainda muito magoado e sentido com a situação e por enquanto sente-se como paralisado sem saber que rumo tomar para se sentir melhor.

 

Pagar com a mesma moeda”, não é boa ideia. A revolta vai passar. Se não sabe o que fazer é porque ainda não resolveu dentro de si.

Nem toda a relação termina com uma traição. Quando existe amor, a relação pode ser reconstruída. Procure tentar perceber se a sua pode ser reconstruída.

 

Com tranquilidade e bom senso vai conseguir.

Fique bem

Mariagrazia

Publicado por Mariagrazia às 21:22
Link do post | Comentar | Favorito
46 comentários:
De Anónimo a 7 de Março de 2011 às 22:31
Boa tarde.
Eu sou mulher, e já passei por uma história assim, eu nunca lhe perdoei e nunca esqueci o que meu marido me fez, eu sei o quanto doi, para mim a familia era tudo o meu marido e os meus filhos eram o meu mundo, isto aconteceu á uns anos, quase iamos separando nesse dia, mas continuamos juntos até hoje, mas posso lhe dizer que estou arrependida de não ter acabado tudo naquele dia, porque a relação nunca mais fui a mesma, agora vejo chega a ter mais baixos do que altos, mas a escolha é sua, como fui a minha, só tem que aprender a viver com isso, nós nunca esquecemos e nunca perdoamos, vamos simplemente vivendo. Pense bem espero que seja feliz, e um conselho não se torne amargo e triste, a vida merece ser vivida, e voçê não tem a culpa de nada, a escolha foi dela. Seja Feliz
De TRAIDA E HUMILHADA a 2 de Março de 2013 às 01:42
OLÁ ...ESTOU PASSANDO POR ISSO NESTE EXATO MOMENTO E NAO CONSIGO PARAR DE JOGAR NA CARA DO MEU MARIDO APESAR DE DIZER QUE PERDOEEI , TENHO UMAS RECAIDAS E OSCILO ENTRE O ÓDIO E O PERDÃO....SINTO QUE ME TORNEI OUTRA PESSOA E NAO GOSTO DELA.....SINTO QUE SOFRO E QUE NO FUNDO NUNCA VOU PERDOA-LO APESAR DE AMA-LO OS MEUS OLHOS JÁ NÃO OLHAM COMO ANTES...QUERIA DEIXÁ-LO,MAS NAO QUERA QUE OUTRA USUFRUA O QUE EU, HÁ DEZ ANOS VENHO CONSTRUINDO...SOU LOUCA?
De Vanessa Luna a 11 de Março de 2013 às 12:25
Não você não é louca, porém tem que trabalhar essa mágoa, estou passando por uma situação um pouco parecida. Pois inicialmente me envolvi com um rapaz que tinha saído de um casamento de 8 meses com uma mulher mais velha. Essa mulher o amava desesperadamente, em seguida após 2 meses ele começou a me paquerar e dai iniciamos uma relação, a sua ex não aceitou, e começou a me ameaçar, e dizia para ele que ia em minha residência fazer escândalo gritar que era uma prostituta, na verdade ela achava que eu teria sido o pivor da separação. Com isso, após 2 anos ela me procura e diz que ele ficou com ela no início do nosso relacionamento. Questiono para ele e ele diz que eu não sabia o que ele tinha passado porque foi chantageado, e jamais iria deixar ela destruir minha imagem. Não sei o que pensar, confesso que essa mulher infernizou a vida dele, e até hoje fica atrás. Mas, outra situação, ele acabou comigo porque segundo ele era fria as vezes, meio grossa, eu confesso que era que estávamos brigando por nada. Após 3 dias ele sai com uma prima para praia, em seguida apos uma semana ficam, eles ficaram "ficada mesmo" durante 2 meses e eu sofrendo como louca. Sabia que não ia durar afinal era só uma ficada. Acabaram, e agora ele está de volta, e ai? Veja que situação, na minha mente de alguma forma a 2 vez foi uma traição, ele diz que não. Então amiga, o que eu vou fazer trabalhar esse lado para que eu fique em paz. Ninguém consegue ser feliz guardando mágoa, pode ser que depois deste processo, você descubra que ele não seja o homem de sua vida. No meu caso acho que talvez isso ocorra.
De eunice r g da silva a 29 de Março de 2011 às 21:27
boa tarde eu estou passando por esta situação eu descobrir a 3 anos e depois de muitas brigas decidir fica casada eu tenho 2 filhos com o meu marido fiquei sabendo que a ama-te dele disse que ele falou que só estava comigo por causa dos nossos filhos, e ela teve um filho dele na hora pensei é eu ou ela que iria criar os filhos sem pai, mais hoje me arrependo ele fica me tratando muito bem. um tempo depois nem me dar cofiando eu não sei mais o que fazer por isso me arrependo as vezes ate do dia em que eu o conheci. as vezes ele até traz o filho aqui na minha casa eu deixei só para agrada-lo não adiantou nada. Boa sorte eu não to tendo essa sorte
De roberta a 23 de Abril de 2013 às 02:08
esse fato parece com meu caso ele so quer sabe do filho, e não quer saber de mim ; o filho sempre esta em primeiro lugar, eu não significo nada na vida dele ando muito triste....
De Lucio Massena a 17 de Abril de 2011 às 02:36
Dos três casos semelhantes que conheço, nunca a relação voltou a ser o que era. Dois amigos, depois de tentar perdoar, acabaram por se separar das respectivas esposas traidoras e agora dizem que deviam ter terminado logo e seguido em frente. A terceira pessoa, continua junta mas a relação ficou muito desgastada e nem ela nem o marido traidor voltaram a ser felçizes. Acho que só os filhos os mantêm juntos. Uma traição é um cancro que corroi a confiança e consequentemente a relação. Se alguma vez me acontecesse, eu separava-me e seguia a minha vida custasse o que custasse. O tempo cura todas as feridas, mas duvido que faça renascer a confiança.
De marcos a 22 de Abril de 2011 às 08:38
olá Dr° Mariagrazia meu nome é marcos estou numa situação muito delicada ha cerca de um ano me casei. meu casamento durou apenas 6 meses não consegui segurar a relação minha ex mulher tem 3 filhos do 2 relacionamentos anteriores por amor a ela e tb pelas crianças eu assumi esse relacionamento e me casei. bom ai começaram os problemas ela tinha grande dificuldade em se entregar. quase não havia sexo, éla se queixava que tinha sofrido muito nesta area e não conseguia, as dificuldades aumentaram pois ela não suportava eu corrigir seus filhos "verbalmente".nos separamos,apos um mês ela começou a namorar um rapaz e se entregou a ele sem muitas dificuldades pois logo no começo ele ja começou a dormis na casa dela.ela se arrependeu tentou voltar comigo mais com as duvidas de eu não mais aceitar ela desistiu no meio do período no qual propus para ela.passando-se um tempo um mês para ser exato as coisas pioraram pois ela se esfriou com ele e ele percebendo isso começou a ameaça-la ate de mata-la ela teve que fugir até com escolta policial. agora ela voltou a morar na casa da mãe dela e quer reatar o casamento, mais eu tenho muitas duvidas e não consigo decidir eu ainda a amo não sei quanto mais amo.minhas duvidas são pode uma mulher travar com o homem que diz que ama, e se entregar facilmente numa aventura. uma pessoa pode mudar sua personalidade. as vezes eu penso que ela é bonderline me de um conselho pos favor
De Eu...Mulher! a 5 de Maio de 2011 às 21:41
Li e olhei-me ao espelho.
Vivi a mesma situação, amava...amava, muito o meu marido.
Na altura, houve a separação, mas meses depois e porque havia filhos em comum ainda pequenos, logo tinha-mos que ter contacto, voltamos a viver juntos.
Pensei perdoar, pensei esquecer, pensei que o Amor tudo venceria.
Mentira...nunca esqueci, afinal sou humana!
Se me arrependo ? Sim...porque voltou a trair, voltou a magoar e foi só um adiar de situação.
Hoje após esse episódio, (que aconteceu à 18 anos) estou divorciada à 3 anos...afinal tinha que acontecer. Já nada era igual, já nada fazia sentido e todos temos os nossos limites. O meu foi demasiado longo, mas foi o que escolhi.
Estou só por opção, mas em Paz, feliz comigo e alimentando o meu EU. Se já perdoei ? Claro que sim, mas demorou muito a conseguir!
Afinal errar faz parte do ser humano, difícil é aprender com os erros. E há pessoas que nunca aprendem infelizmente!

Força nessa sua jornada, que se adivinha difícil , tal como foi a minha!
De Priscila a 13 de Setembro de 2012 às 00:06
Olá tenho 24 anos e sou casada há 4 anos estou escrevendo para ter uma ajuda pois há 4 anos dos meu casamento só brigamos já nos agredimos ele faz de tudo para ta longe de mim antes era a família agora ate os amigos eles também rir de mim mais para mim é mais difícil esquecer pois tenho dois filhos um de 4 e outro de 2 meses não trabalho e nem posso agora o que fazer para esquece-lo e me sentir viva de novo.
De gabriela a 26 de Dezembro de 2012 às 19:28
o melhor eh ter paciencia,vivi isso e lhe garanto q so o tempo resolvera.nada melhor q um dia apos o outro,com o passar do tempo,vc vai entender o q estou falando.
De ADELINE a 19 de Janeiro de 2013 às 18:27
NAO TEM O QUE PENSAR SAI DESSE CASAMENTO O MAIS RAPIDO POSSIVEL ,ELE NAO TE MERECI ,VC MERECI UM HOMEM DE VERDADE QUE TE AME E RESPEITE , QUANTO AOS FILHOS SERAO SEMPRE F ILHOS DOS DOIS .
De narinha a 23 de Abril de 2013 às 21:27
eu passo por isso ate hoje a traiçao nao e facil eu amo ele de mais eu fico sabendo q ele me traiu ele fala q ementira mas essa traicao de agora eu vi ninguem me contou e piorq essa nao ea primeira vez eu sempre perdou porque eu amo ele muito mas agora ja to cansando sao 9 anos q estamos juntos agora ele fala em casar mas nao fala data nem ano nem mes o q eu faço me ajudem eu acho q eu nao aguento ficar sem ele
De Graciane a 27 de Setembro de 2012 às 21:25
eu já fui traída a um ano atrás meu marido me deixou para ir morar coma amante descobri que estava gravida,
De Maria a 26 de Novembro de 2012 às 19:40
olá Dra. Tenho uma casamento de 10 anos e estamos juntos a 21 anos...temos uma filha linda de 4 anos e descobri a 3 meses que ele me traiu com uma colega de trabalho...talvez se eu não tivesse investigado não saberia até hj,enfim já passou uns meses,resolvi perdoar,mais tá difícil pois não consigo acreditar em nada que ele diz e ou faz...tenho um amor muito grande por ele mais esse sentimento de insegurança tá me fazendo muito mal,pq derrepente do nada vem tudo na minha cabeça e penso em mil coisas,muito ruim ele disse q não foi nada foi só uma "pisada de bola" q quer ficar comigo e q não me falou por medo...o q eu faço??? Não consigo esquecer e nem tenho mais segurança nele?????
De Julia a 30 de Abril de 2013 às 03:10
Olá Maria!
Minha situação é muito parecida com a sua, estavamos no sexto mês de namoro e ele aos prantos resolveu me contar o que tinha feito por que estava arrependido, isso tinha sido ao 4º mês, e dizia ele que percebeu o quanto eu fazia bem pra ele. Na hora minha reação foi que ele nunca mais pintasse na minha frente, mas resolvi dar uma chance, impondo condições, pois o alvo era a irmã de um amigo que ao momento fazia até chantagem pra ele para não abrir o jogo. Eu estranhei, mas achei que o problema do garoto era comigo. Pedi então que tudo o que tinha passado ele considerasse morto, eu nunca mais queria ouvir falar de coisas do tipo, as namoradinhas e tal... pois bem ele concordou, hoje estamos indo para o 11º mês de namoro, ele posso dizer que mudou muito, da água pro vinho, me trata com mais carinho, me valoriza mais, sabe me dar valor embora as vezes acho que como quase normal tem as briguinhas. Por mais disso tudo, eu perdoei, só sofro mto pra esquecer, parece tudo bem, e derepente, mil e uma coisa passam pela cabeça. Estou tentando aceitar as coisas que escolhi, acredito que pode haver mudança pra melhor, sim a confiança é muitoo dificil de resgatar, fico sempre com um pé atrás, mas com quem sempre converso sobre me diz, se você decidiu perdoar, pra dar certo é você quem tem que esquecer! Então pensa nisso, talvez te ajude um pouco! Boa sorte para nós!
De Beatriz Pereira a 20 de Fevereiro de 2014 às 19:41
Boa Tarde, tenho 19 anos, namoro com o meu noivo a 6 anos, comecei a namorar muito cedo, com apenas 13 anos, estou noiva vai fazer 1 ano... não me arrependo de nada do que eu fiz, pois me vejo como uma grande mulher, sou que sou hoje por conta desse relacionamento.

Quando tínhamos 4 anos e meio, descobri que ele havia me traído com uma menina da faculdade, o mesmo ficou com esse relacionamento 2 meses, e eu fui investigando e descobri a verdade, cheguei colocar os dois na minha frente para que ela pudesse me contar TUDO, exatamente tudo, fiz todas as perguntas possíveis, escutei tudo, deixei ela me contar, agradeci e fui embora com ele, enfim... não chegamos a terminar, ficamos alguns dias sem se ver mas, não foi um termino, sinto que o amo muito ainda, todos dizem que é costume, já tive curiosidade de conhecer outros caras, mas não tenho coragem nem vontade, sinto algo por ele inexplicável, enfim... isso aconteceu a 1 ano e pouco, também decidi perdoa-lo mas é impossível, todos os dias vem a tona o passado, também me sinto uma inútil. Hoje eu me amo mais, e me dou mais valor, mas mesmo assim não consigo me entender, pq estou com ele, depois de tudo o que ele fez ? Estamos com planos para daqui 3 anos de casarmos, esse é o nosso maior sonho, ( ou talvez o meu maior sonho) gente, ele diz e demonstra que me ama, mas acho que nunca estou satisfeita, se ele da uma olhada diferente para alguem, eu ja acho que ele esta interessado por aquela mulher, esta muito dificil, eu tento e finjo que esta tudo bem....

Queria procurar ajuda tbm, pois sei que não sou fácil, sempre tive ciumes, até pq acho que não exixte amor sem ter ciumes, mas eu tbm não era assim, fiquei neorotica depois do que ele fez comigo..

Sei que vão dizer - VOCÊ É NOVA AINDA, SAI DESSE RELACIOMENTO, mas gente eu sinto um amor muito grande, queria que tivesse uma terapia para saber lidar com isso..

Não sei.....estou me sentindo perdida.

Obrigada !
De ISABEL a 31 de Dezembro de 2012 às 21:17
ola dra.conhecir meu esposo ano passado,ele me contou que era separado e tinha um filho mas nao me contou que seu casamento acabou pq teve um caso e desse caso nasceu uma menina em jan desse ano.Fiquei sabendo de tudo depois de duas semanas e ja estava gostando dele muito e logo imaginei que caso nao iria interferir mas aconteceu que logo que pediu o exame de dna e descobriu que a menina era dele elle no dia 6de julho foi a procura dela e da filha saiu do trabalho n final da tarde e passou anoite com as duas e eu estava em casa pensando que ele estava no trabalho normal poi so vem final de semana...estou gravida agora e nao consigo olhar praa esse homem sem esquecer do que ele me fez.Depois ela ainda conseguiu meu nmr e perturbou minha vida ate eu fazer um,B.O ate entao nunca tinha visto ela..depois de tudo ele sentou disse que me amava e que ia abrir todo jogo E QUE AINDA TINHA FICADO COM A EX ESPOSA DE NOVO MAI FOI SO ESSA VEZ,DIZIA ELE..MEU MAIORPROBLEMA E QUE ELAS ACHAM QUE EU SOU UMA IDIOTA E QUANDO PENSO EM TUDO ME SINTO HUMILHADA POIS CONHECIR ESSE HOMEM NA MINHA CIDADE SEM TER NADA A VER COM TUDO ISSO,ELE AINDA ME FEZ SAIR DA MINHA CIDADE PARA RESOLVER A BAIXARIA DE UMA MULHER VULGAR FEIA QUE ENVOLVIDA COM DROGAS!EU ESTUDANTE INTELIGENTE E ME ENVOLVO COM ESSE HOMEM QUE ME TROUXE TANTA TRISTEZA
De Eder a 6 de Janeiro de 2013 às 16:25
Eu no meu caso fiz muitas coisa erradas mas numca deixei de ama-la so queria uma mulher esforçada e mais dedicada ela dormia muito e isso atrapalhava ela fica muito calada e não conseguir suportar isso o silêncio e pior forma de tentar resolver eu falava ela ficava quieta assim não tinha como resolver nossa diferenças eu queria uma solução afinal nos gostamos um do outro e temos uma filha.
De Anónimo a 18 de Setembro de 2013 às 17:51
Acredito que deve ser igual pra todos e todas, descobri que minha namorada vinha conversando com outro cara fazia 1 ano e meio, quando voltei de viajem descobri que ela estava me traindo com ele. Estamos juntos a 6 anos, eu decidi perdoar mas minha cabeça segue em conflito pois não consigo olhar pra ela com os melhor olhos, a raiva e o ódio tomam conta de mim em muitos momentos, ela quer casar mas realmente não sei o que faço, não sei se serei feliz com ela mas tenho medo de sofrer com o término do relacionamento.

Comentar post

Drª Mariagrazia Marini Luwisch
Psicóloga - Psicoterapeuta

Licenciada em Psicologia Clínica, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil.
Equivalência, Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa.
Membro Sociedade Portuguesa de Psicoterapias Breves.
Membro Efectivo da Ordem dos Psicólogos nº 8372

Consultório:
Av. Luís Bivar 93, 6ºandar E
1050-143 LISBOA
Marcação de consultas:
213 146 274
914 749 474
ou
por email: E-mail

| Site Oficial

email:mariagrazia@sapo.pt

Parcerias e Acordos

ADSE
ADM
SABSEG
AXA
Cruz Vermelha Portuguesa

Visitas Online

Pesquisar

Perguntas recentes

Vida conjugal

Morte do filho

Dificuldade em engravidar...

Dispareunia - Dor na rela...

Por que trazer uma crianç...

Medo e imagens de morte

Avaliar namoro

Sindrome de Down

Apaixonada por outro

Medo sa solidão

Temas

relacionamento

depressão

traição

amor

sexo

medo

ansiedade

ciúme

separação

adolescente

casamento

psicologia

mãe

namoro

auto-estima

filho

infidelidade

sexualidade

trabalho

desejo

todas as tags

Artigos

Psicologia
Testes
Saúde
Exercícios
Dicas
Pensamentos

Citação do dia

Tradutor

Google-Translate-ChineseGoogle-Translate-Portuguese to FrenchGoogle-Translate-Portuguese to GermanGoogle-Translate-Portuguese to ItalianGoogle-Translate-Portuguese to JapaneseGoogle-Translate-Portuguese to EnglishGoogle-Translate-Portuguese to RussianGoogle-Translate-Portuguese to Spanish
Translator Widget by Dicas Blogger

Arquivo

blogs SAPO