Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Consultório de Psicologia

Espaço de transformação com a finalidade de orientar, ajudar, esclarecer dúvidas e inquietações. Encontre equilíbrio, use sua criatividade e deixe fluir sua energia. Mariagrazia Marini Luwisch

Consultório de Psicologia

Espaço de transformação com a finalidade de orientar, ajudar, esclarecer dúvidas e inquietações. Encontre equilíbrio, use sua criatividade e deixe fluir sua energia. Mariagrazia Marini Luwisch

Hipocondríaco

 

 


 

 

Olá, Drª.,


Estou a viver um ano de 2011 muito difícil...derivado a ter-me tornado num hipocondríaco.
É muito difícil, visto que uma dor só passa aparecendo outra, ou quando estou realmente desinibido.
Gostava de poder ultrapassar isto, visto que depois de todos os exames feitos ( rx, ecos, tac, análises, idoscopias, etc, etc, aparentemente esta tudo bem.

Gostava que me dissesse algo.
Muito obrigado.
P.

 

 

Caro P.,

Hiponcondria, mania de doença, é a crença persistente e sem fundamentos de ter uma doença grave, ainda que os exames laboratoriais e consultas com vários médicos assegurem que nada exista.

A hipocondria pode ser influenciada por fatores externos ou internos.
Por fatores externos entende-se o contacto com doenças físicas durante a infância ou o aparecimento de informação alarmante sobre doenças através dos meios de comunicação social.

Os fatores internos estão associados ao perfil psicológico dos hipocondríacos. Pessoas extremamente centradas em si mesmas, narcisistas, neuróticas, autocríticas e introvertidas têm maior probabilidade de sofrer deste transtorno.

A Hipocondria pode assemelhar-se ao distúrbio obsessivo-compulsivo. A pessoa é obsessivamente preocupada com ideias de doença e sente-se compelida a fazer coisas como por ex. marcar consultas obsessivamente, para diminuir a ansiedade que dela resulta.

O seu é um problema psicológico e é preciso tratar o seu lado emocional com a ajuda de uma terapeuta.
O melhor para si é fazer uma psicoterapia para trabalhar as suas dificuldades e crenças infundadas que o impedem de ter uma vida saudável.

A psicoterapia, processo que promove o autoconhecimento e aumenta o número de estratégias para lidar com o problema e com o mundo é essencial para que a pessoa possa gerir suas dificuldades e se sinta melhor.

O tratamento psicológico ajuda a chegar mais próximo do melhor que a pessoa pode sentir e ser. A psicoterapia deve ser considerada um privilégio por proporcionar um crescimento pessoal.

Entretanto é importante que tenha uma vida saudável, com oito horas de sono regular, alimentação equilibrada e atividade física adequada. Procure conviver, trabalhar e focalizar as suas energias nas coisas boas da vida, para crescer e evoluir de uma maneira positiva e saudável.

Invista em si, na sua saúde e no seu bem-estar físico e mental

 

Fique bem
Mariagrazia



3 comentários

Comentar post