Sexta-feira, 7 de Setembro de 2007

Mudança de humor



 

Boa tarde
 
Tenho uma filha com 9 anos, e gostava que me ajudasse, pois não sei se hei-de leva-la a um psicólogo. Ela é muito meiga mas tem mudanças de humor, irrita-se muito. Eu tive a ler sobre a ludoterapia, e não sei o que fazer. Será que levá-la a um psicólogo a ajudava? Eu gostava de saber o que vai na cabecinha dela... Não sei se é importante mas eu tive outra filha, que neste momento tem 2 anos, e as duas dão-se muito bem.
Será que ela com um psicólogo se sentia bem?

 
Cara mãe,
 
Não me parece o caso de levá-la num psicólogo. Poderá ser uma fase passageira e uma ansiedade exagerada de sua parte. Espere mais algum tempo para perceber se há realmente necessidade.
Entretanto procure ocupá-la com alguma actividade extracurricular como: natação, dança, ginástica, aprender a tocar um instrumento, etc.
 
Fique bem
Mariagrazia


 
Publicado por Mariagrazia às 16:31
Link do post | Comentar | Favorito
61 comentários:
De Raquel a 2 de Junho de 2008 às 17:32
Boa tarde Doutora
Vou contar o que me incomoda.
Meu pai tem 54 anos de idade, e ultimamente ele muda de humor. Por exemplo ontem ele estava de bom humor, de repente disse que iria embora e deixou de falar comigo, com meu irmão do meio e com minha mãe.
Ele faz isso de vez em quando.
Não sei o por que disso estar acontecendo...
pode-se dizer que ele tem transtorno do humor?
obrigada pela atenção.
De Mariagrazia a 6 de Junho de 2008 às 22:32
Cara Raquel,

O seu pai pode sofrer realmente de um distúrbio de humor mas para ter a certeza precisará levá-lo a uma consulta de psicologia para uma avaliação.

Entretanto pode procurar o seu médico de família para um check-up e avaliação do seu estado de saúde.

Fique bem
Mariagrazia
De andre a 27 de Março de 2009 às 22:40
gostaria que me ajudasse em uma coisa, minha mulher sofre de um problema que nao sei qual é e nem ela. È o seguinte, estamos numa boa e derrepente ela fica de cara feia, e ela diz que tem uma voz do coraçao e outrz na cabeça dizendo, hiiiii
larga ele , nao sei oque q vc esta fazendo c ele , podendo curtir e tal, e o coraçao nao quer me deixar, ja nos separamos ate por isso, voltamos agora, mas antes que aconteça denovo gostaria de uma resposta e como faço para ajuda-la.
De Mariagrazia a 28 de Março de 2009 às 17:33
Caro André,

A sua mulher pode estar a sentir alucinações ou delírios, distúrbios da vida mental em que o contacto com a realidade mais formal e imediata está alterado.

Precisa consultar um psicóloga/a para um diagnóstico completo e uma orientação adequada e personaizada

Tudo de bom
Mariagrazia
De GIOVANI a 3 de Janeiro de 2011 às 11:54
ola, minha esposa sofre do mesmo problema faz, 10 anos q convivo com isso, muda de humor como trocar de roupa, não aguento mais, ela ta deixando todo mundo louco, o problema não é psicologico, pois ja fomos em 3 e não muda nada , alias ta piorando, então descobrimos q é problema nos HORMONIOS ...
De leticia a 23 de Maio de 2013 às 14:42
meu marido ultimamente esta muito estranho comigo ele me diz coisas horríveis e tudo que ele fala que me magoa começo a chorar meu pai só sabe chegar do serviço brigando ele não pode ver uma colher na pia que ele fala que é o demônio e eles só brigam comigo agora mesmo estava sozinha
em casa e senti um vazio tão grande que comecei a chorar minha casa tem seis cômodos e fico sozinha o dia inteiro sem ninguém meu marido nem me da a atenção quando chega do trabalho meu pai só briga minha irmã morra longe meu irmão viajou e não sei mais o que fazer tenho ate vontade de morrer não aquento mais espero ter uma resposta para me ajudar muito obrigada.....
De Adriana a 26 de Abril de 2009 às 20:21
Boa Tarde!
Meu marido tem 41 anos e tem mudado de humor constantemente. Comigo e filhos não, mas com as demais pessoas. Ele trabalha longe e vem nos finais de semana. às vezes chega falante, conversa com todos, parentes, vizinhos e às vezes fica de cara fechada, fala pouco parecendo que tem algo que o está desagradando. Sinceramente, isto tem me preocupado, pois parece estar se acentuando, ou seja, ficando mais frequente. Tenho vergonha quando ele está assim, pois fico em uma saia justa perante as pessoas. Não tem a ver com o trabalho, pois até mesmo em períodos de férias. Isto é dele, não tem nada a ver com os outros. Ele não se percebe assim, acha que está sempre do mesmo jeito e não está e todos percebem, alguns já se acostumaram com o seu jeito, mas eu não me acostumo. Quero meu marido sempre do mesmo jeito. Ele é querido por todos, é um amigão, mas acho q está precisando de ajuda. O q devo fazer?
De Mariagrazia a 28 de Abril de 2009 às 23:36
Pode-se tratar de algum distúrbio de humor que pode ser controlado e ter uma vida mais estável.

Fale com ele para que possa obter algum alívio desabafando seus sentimentos consigo. Mesmo assim quando estão envolvidos factores bioquímicos, desabafar e ter pensamentos positivos não bastam para afastar a depressão. Nesses casos, a pessoa não tem controle sobre o humor e além do que a própria pessoa pode se sentir tão confusa com a situação quanto os familiares e os amigos.

Tente ainda motivá-lo a procurar ajuda de uma psicoterapia.
De nexterrox a 1 de Junho de 2009 às 15:49
Ola Doutora , a algum tempo venho sentindo uma alteração brusca do meu humor ,as vezes estou bem com todos a minha volta , quero o bem de todos mais a vezes parece que não estou agradando a niguem me fecho , não saio , fico estranho no trabalho , ultimamente sinto que vou fassar mal ,sinto um panico dentro de mim , dizem que sou bonito tmb acredito nisso , mais quando estou assim me vejo tão feio , sempre sinto um vazio , sinto necessidade de provar as coisas para as pessoas ... Doutora oque pode estar acontecendo seria transtorno bipolar ?
tenho medo de ir no médido pisciquiatra e ele me receitar aqueles rémedios que deixam a pessoa lerda e muitas das vezes até aprecendo loucas .Me ajudee por favor( comecei a escrever estava tenso , preocupado quando terminei ja estava diferente)
De Mariagrazia a 27 de Junho de 2009 às 16:17
Caro Nexterrox,

Ainda bem que se acalmou a escrever.
Pode ser que seja uma fase passageira mas se continuar a se sentir assim vá a uma consulta de psicologia e não tenha medo pois estamos aqui para ajudar.

Fique bem
Mariagrazia
De Joamir Bertalia a 25 de Junho de 2009 às 06:30
Olá doutora!
Sou um homem casado, dois filhos, 39 anos e muito ligado á família, mas nas últimas semanas tenho mudado de humor de uma forma que até eu tenho me assustado. Ontem minha filha de 4 anos estava a brincar na sala enquanto eu e minha esposa assitíamos TV. A voz da minha filha começou a me irritar de tal maneira que mudei meu humor radicalmente e dei-lhe uma surra, além de quebrar uma cadeirinha de plástico dela. Estou muito assustado e preocupado com essa minha atitude de ontem. Tenho medo de isso me afastar da minha família e me prejudicar no meu serviço. Devo eu procurar um psicólogo? Sinto que preciso de ajuda.
Muito obrigado!
De Mariagrazia a 27 de Junho de 2009 às 16:22
Caro Joamir ,

o melhor é procurar um psicólogo para perceber o que se passa consigo e o porquê dessa falta de controle.

Procure logo antes que possa ter alguma atitude que possa se arrepender.
De Sheila Oliveira a 9 de Julho de 2009 às 22:24
Olá Doutora,

Eu li a respeito do disturbio Bipolar depois que meu namorado disse que sofro disso, pois realmente tenho inúmeras mudanças de humor ao ponto de ficar deprimida,mas não ao ponto de pensar em suicídio, mas mudo com frequencia em questões de minutos ou horas... As vezes estou feliz, pensando na vida, nas coisas que quero e de repente sem ter um porque fico triste, deprimida, irritada e acabo afetando as pessoas, chego a ficar mais em casa do que na rua e muitas das vezes chego a ficar durmindo pro dia passar mais rápido, na tentativa do meu humor passar, que nesse caso sempre acredito ser que estou triste por algum acontecimento que nunca sei qual é. A verdade é que nunca consigo explicar o porque de eu estar deprimida e isso vem afetando também minha saúde, não consigo durmir também, só quando o dia está amanhecendo.
Seria o caso de eu procurar um psicólogo? Me ajudaria a identificar o meu problema? A senhora acha que isso pode me trazer problemas no futuro?
De Mariagrazia a 21 de Julho de 2009 às 20:15
Cara Sheila,

Procurar um psicólogo é uma boa solução.

Um abraço
Mariagrazia
De Alefe a 25 de Julho de 2009 às 22:01
Doutora ,
Tenho muitas mudanças de humores , posso estar muito feliz , mas as vezes fico triste , na solidão , e não faço a minima idéia do porque fico assim .
Você poderia me responder ??
Muito Obrigado
Alefe
De Mariagrazia a 24 de Novembro de 2009 às 09:58
A variação de humor pode ter várias causas.
Pode haver algum descontrole de substâncias no nosso organismo. Já experimentou a tomar um bom e completo pequeno-almoço composto por lacticínios, frutas e cereais, para começar o dia com os neurotransmissores regularizados e maior energia e bem-estar?
De ftty a 7 de Outubro de 2009 às 09:31
deve ser uma espécie de ciúmes que ela esconde de si
De raquel simoes a 12 de Novembro de 2009 às 16:17
Olà, estou escrevendo porque me vejo sem saída com relação a minhas constantes mudanças de humor...não sei mais o que faço. As pessoas estão se afastando de mim, tenho crises e crises de choro, rara são as vezes querealmente 'produzo' algo, pois minhas oscilações me travam diante da via, e o pior, minha mãe não compreende isso.Acha que estou 'dando show', assim mesmo que ela fala.Tenho 30 anos e dois filhos mas não sei o que fazer para as pessoas entenderem que não 'é show', é real, estou sentindo e sei que esta me doendo demais tudo isso.Faco terapia e tratamento c psiquiatra, mas estou deisitindo, pois já tem anos que busco ajuda...se puder me orientar, agradeço muito!
De Mariagrazia a 3 de Janeiro de 2010 às 18:13
Não abandone os tratamentos. Confie em si e não desanime, com paciência e calma vai conseguir viver com as suas alterações de humor.

O importante é ter consciência e conhecer a si própria para conseguir gerir a sua vida da melhor maneira.

Felicidades!
De marina a 2 de Dezembro de 2009 às 17:07
oi quero um cconcelho sobre como devo liidar com meu amigo,ele tem esquizofrênia herbefrênica estou muito preocupada porque ele tem idéias de suicídio disse que perdeu a fé em Deus,o que eu faço pra tirar certas idéias fixas da cabeça dele e convencer uma reaproximação com
Deus?agradeço muito se poder me responder.
beijuss q Deus te ilumine!
De Mariagrazia a 17 de Fevereiro de 2010 às 21:04
Procure a ajuda de um psiquiatra para medicá-lo e de um padre para aconselhamentos e para que lhe devolva a fé.
De isabel a 9 de Dezembro de 2009 às 21:40
ola , tou numa fase da adolescençia, e sofro de variaçoes de humar , que nao consg explicar.
ou sinto me confiante , alegre , ou entao e como se tudo me irritasse , so me apetece tar sozinha...


tudo isso tem me deixado extremamente abalada..

nao sei o k pensar....



depois ou durmo muito sem razao ou nao knsg durmir...


serei bipolar????

co m os meus comprimentos beijo
De Mariagrazia a 17 de Fevereiro de 2010 às 21:07
Não se preocupe. O que sente são as instabilidades da adolescência

Comentar post

Drª Mariagrazia Marini Luwisch
Psicóloga - Psicoterapeuta

Licenciada em Psicologia Clínica, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil.
Equivalência, Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa.
Membro Sociedade Portuguesa de Psicoterapias Breves.
Membro Efectivo da Ordem dos Psicólogos nº 8372

Consultório:
Av. Luís Bivar 93, 6ºandar E
1050-143 LISBOA
Marcação de consultas:
213 146 274
914 749 474
ou
por email: E-mail

| Site Oficial

email:mariagrazia@sapo.pt

Parcerias e Acordos

ADSE
ADM
SABSEG
AXA
Cruz Vermelha Portuguesa

Visitas Online

Pesquisar

Perguntas recentes

Solidão

Sogra possessiva

Divórcio e novo amor

Medo de comer

Nova experiência

Comoção e choro

Violada pelo tio

Depressão pós-parto e cur...

Autoflagelação

Casamento e dúvida

Temas

relacionamento

depressão

traição

amor

medo

sexo

ansiedade

separação

ciúme

adolescente

casamento

psicologia

mãe

namoro

auto-estima

filho

infidelidade

sexualidade

trabalho

desejo

todas as tags

Artigos

Psicologia
Testes
Saúde
Exercícios
Dicas
Pensamentos

Citação do dia

Tradutor

Google-Translate-ChineseGoogle-Translate-Portuguese to FrenchGoogle-Translate-Portuguese to GermanGoogle-Translate-Portuguese to ItalianGoogle-Translate-Portuguese to JapaneseGoogle-Translate-Portuguese to EnglishGoogle-Translate-Portuguese to RussianGoogle-Translate-Portuguese to Spanish
Translator Widget by Dicas Blogger

Arquivo

blogs SAPO