Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Consultório de Psicologia

Espaço de transformação com a finalidade de orientar, ajudar, esclarecer dúvidas e inquietações. Encontre equilíbrio, use sua criatividade e deixe fluir sua energia. Mariagrazia Marini Luwisch

Consultório de Psicologia

Espaço de transformação com a finalidade de orientar, ajudar, esclarecer dúvidas e inquietações. Encontre equilíbrio, use sua criatividade e deixe fluir sua energia. Mariagrazia Marini Luwisch

Mãe desagradável

 

Boa tarde doutora! Gostaria de um auxílio seu e fico imensamente agradecida!

 

Tenho minha mãe que se comporta de um jeito desagradável, e está influenciando minha vida. Ela tem idade (80 anos), e esteve com herpez zoster em 2007, e gritava comigo todos os dias dizendo que queria morrer. Nesta época eu ainda morava com meus pais. Logo em 2007, depois de todo o auxílio que prestei a ela, fui morar com meu namorado, e em 2011 perdi meu pai. Em 2009, meu pai ficou doente. Cuidei de meu pai no período da doença (aproximadamente 2 anos) até seu falecimento intensamente, prestando auxílio diário incansavelmente, dormindo com ele em hospitais, UTIs, de dia e de noite, trocando sondas, revezando-me com enfermeiros em casa, até seu falecimento.

 

Sempre cuidei dos meus pais, e tenho dois irmãos que jamais fizeram coisa alguma para ajudar. A carga física, de trabalho, e emocional, sempre foi despejada em cima de mim.

 

Faz cerca de 10 anos que eu escuto ela falar para mim: ¨porque Deus não me leva embora etc etc¨. Ultimamente ela tem parado de falar isso um pouco, acho que percebeu que tem que se controlar um pouco comigo.

 

Porém, ela segue depressiva, falando sempre coisas desagradáveis e semana passada, quando eu disse a ela que iria me casar, ela simplesmente ignorou o fato. Ignorou solenemente, nem um comentário alegre ou triste, simplesmente mudou de assunto! Não me felicitou, parece que tem medo de me perder, mas eu estou profundamente magoada com uma pessoa que se diz minha amiga, e que não demonstra um pingo de felicidade por eu estar comunicando uma realização minha.

 

Sempre que eu estou com ela, ela fala em coisas desagradáveis, morte, assassinatos, reclama e se lamenta de tudo e de todos. Sempre que eu ligo para ela, ela atende o telefone com voz de coitada, nunca se preocupando em saber como eu estou. Hoje eu perdi a paciência e falei para ela porque fazia isso ao telefone, sempre com voz de coitada e se lamuriando, ela simplesmente mudou de assunto e disse que estava com gripe. Desvia o assunto. Quando eu perguntei a ela se não ficava feliz ou não fazia questão de ver a filha celebrando o casamento, feliz, ela mudou de assunto e solenemente ignorou minha pergunta. Estou muito irritada, triste, e chateada com esse comportamento, pois amo muito a minha mãe, mas não gosto desse comportamento egoísta, creio que ciumento, e infantil não sei dizer o que é que motiva uma pessoa ser assim tão egoísta.

 

Meu pai, antes de falecer, disse para mim que estava muito decepcionado com ela, pois ela havia mudado muito. Estou magoada com ela, tratando-a de forma fria, e ela se aproveita disso, fazendo-me sentir culpada. Não gostaria de ser fria com ela, mas não vejo outra saída. Ela vive falando para mim que eu não tenha filhos, ¨jamais tenha filhos, é a pior coisa do mundo¨, ¨jamais de case¨, coisas desse tipo. Sempre falou isso, desde sempre. Ela não percebe que me agride com esses comentários. Como eu tenho ela como uma amiga, pensava que poderia partilhar meus anseios e minhas vontades com ela, mas vi que ela é uma pessoa que não se pode falar nada, pois ¨azeda¨ qualquer sonho ou vontade de ser feliz de minha parte.

 

Como devo lidar com essa situação? Ser fria e distante e não tê-la como amiga? Ela sempre me ajudou financeiramente, eu me sinto em débito eterno e sinto que ela gostaria que eu fosse sua ¨dama de companhia¨, levando-a para toda parte onde ela necessitar e anulando minha vida. Ela parece que não se preocupa com a alegria e felicidade dos outros, tem uma forma egoísta de agir. E quando ela percebe que eu me afasto e me distancio, liga para mim e me trata com frieza, depois começa a fazer a voz de falsete e falar nos assassinatos que assiste pela televisão. Estou triste, e chateada com isso. Não sei como agir. Essa situação está afetando minha alegria.

 

Peço seus conselhos! E agradeço imensamente a sua ajuda, e a felicito pelo site!

 

Obrigada,

A.

Cara A.,

 

Eu entendo a sua tristeza em lidar com a mãe, mas na idade dela é difícil haver mudanças. Procure aceitá-la como ela é com seus “defeitos” e “qualidades”. Procure não dar muita importância quando diz coisas desagradáveis que a perturbam. Procure dar afeto pelo simples prazer de dar, sem esperar nada em troca.

 

Sempre damos muita importância ao que nossos pais nos dizem, mas tente levar as coisas com mais leveza, dando um desconto devido à idade e respeitando a sua amargura e o seu egoísmo, que já estão muito enraizados e que ela não vai conseguir mudar.

 

Procure viver os bons momentos! E assim, em futuro, nunca vai se culpar por ter feito ou dito alguma coisa que pudesse magoar a sua mãe, assim como foi generosa em ajudar o pai.

 

Força e coragem! Não é fácil conviver com o envelhecimento dos pais, mas assim é a vida.

 

Um grande abraço

3 comentários

  • Sem imagem de perfil

    outsider 18.01.2014 17:21

    Concordo com o comentário acima. Resposta vazia, limitou-se a usar expressões e frases genéricas para bordear sem chegar a lugar algum. Tenho 29 anos e convivo com uma mãe cujo comportamento em vários aspectos se assemelha ao descrito por "A" e sei como é inquietante, angustiante. Tenho quatro irmãos e todos eles se satisfazem em ligar para ela e chamá-la para passar uma época na casa deles em épocas de feriados. Durante o resto do ano, o encargo de suportar a carência afetiva e emocional fica comigo. Isso me atrapalha muito, me perturba o juízo e inclusive contribui para rejeitar a própria ideia de estabelecer uma relação estável com uma mulher, no futuro. Às vezes, tenho a impressão de que ela não pode me ver tranquilo, que já vem algum comentário negativo. Se por exemplo digo que vou prestar concurso para algum lugar longe, ela me desanima dizendo que "ah, mas é muito longe...será que é seguro lá?". Ou se me inscrevo para um cargo de nível médio, mas que me permite gozar de certa estabilidade financeira, diz que vou me sentir desvalorizado. Caramba...eu não consigo mais conviver com minha mãe, não consigo mais ouvir e ver a cara de qualquer pessoa da família. Quero me afastar de todos.
  • Sem imagem de perfil

    Anônimo 03.08.2015 08:41

    Outsider, te entendo perfeitamente e foi muito bom ler teu relato, é bom encontrar alguém que entende o que sinto. A situação não é nada fácil, somente quem passa sabe o quanto é desgastante. É tanta carência que parecem vampiras de energia, nos sugam e nos deixam no chão. Não gosto de visitá-la, fico um mês ou até mais tempo sem ir, falo por telefone. Sempre está com voz de coitada, não consegue falar nada de positivo, somente lamúrias, queixas que não recebe visitas... E quanto mais ela me cobra, mais fortalece a vontade de não ir. Contudo, há noites que passo acordada, com insônia, pensando na situação dela, na infelicidade dela, enfim... Tento ser forte, trabalho meu interior para conseguir carregar esse fardo, mas não é fácil. Pessoas idosas se põem de vítimas, fazem de tudo para que nós tenhamos sentimento de culpa em relação a elas e querem sim nos escravizar. Infelizmente é assim, são egoístas sim, gostariam que largássemos de nossas vidas para ficarmos de dama de companhia. Sinto muita revolta. Minha mãe é muito idosa e se queixa para os irmãos dela, também idosos, todos como ela, com mais de 80 anos... É muita lamúria! Como sei que falam mal de mim por eu não fazer visitas à minha mãe com muita frequência, como sei que sou julgada, não quero mais conviver com parentes. Ninguém sabe o quanto sofro por minha mãe ser como é, só Deus sabe a minha luta diária para trabalhar meu interior para me libertar de tal peso. Assim, ninguém tem direito de me julgar, tenho direito de ser feliz sim e não é porque ela não é feliz que eu não poderei ser. O idoso tem respaldo, pode fazer e acontecer e fica tudo bem, considero isso muito errado. Ela não mora muito perto de minha casa, não tem como eu ir todos os dias, pois contruí minha familia, tenho afazeres, tenho meus projetos de vida, afinal, se eu não cuidar de minha vida, de minha familia, de meu futuro, serei infeliz como ela. Já convidei para morar em minha casa para ela estar sempre junto a nós e não sentir mais solidão, já que o que ela mais reclama é de se sentir só. No entanto, ela insiste que não quer morar com ninguém pq gosta de ter a casa dela. Sem sombra de dúvidas, o que ela gostaria é que eu ficasse a disposição, largasse todas minhas atividades. Sinceramente, não é nada fácil, é doloroso demais. Vez em quando, parece que vou enlouquecer, a situação é insustentável. E o julgamento dos parentes é algo terrível, pois não há nada mais terrível que se sentir injustiçado. As pessoas não sabem o que de fato há, não sabem o que eu sofro e sinto, sabem apenas julgar. É muito fácil dizerem que os filhos têm que ter paciência com os pais, mas ninguém vê o lado dos filhos... Mãe não é santa, é uma mulher como outra qualquer, um ser humano como todos, com inúmeros defeitos. Filhos tendo que passar por tamanha pressão psicológica, podem ficar doentes, ninguém vê isso? Digo a vocês, eu luto muito para ficar forte, caso contrário, já teria enlouquecido de vocês.
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.