Terça-feira, 19 de Fevereiro de 2008

Vontade de chorar

Boa Tarde
 
Gostaria de saber porque sempre que tenho que falar com alguém, como por exemplo pedir demissão do meu emprego eu tenho vontade de chorar, fico com a voz tremula e quase não consigo me expressar, apesar de não estar satisfeita....e quando estou satisfeita com o emprego também, no meu caso aconteceram as duas situações, pois tive que pedir para sair por motivo de mudança, chorei quando falei com meu chefe também, quando vou pedir emprego, quando discuto com alguém, isso é normal? Eu penso que não pois sou uma pessoa independente, gosto de resolver meus problemas sozinha, mesmo que faça uma espécie de treinamento para falar, na hora trava tudo e só tenho vontade de chorar.

Não gosto de sentir isso, pois aparentemente isso significa um sinonimo de fraqueza.

Grata. M.

 

Cara M.,

Está bem treinar antes de se expor a situações que lhe causam constrangimento.

 

A sua vontade de chorar está provavelmente relacionada com a sua sensibilidade e a um sentimento de vitimização. 

Para melhorar esse sintoma o melhor é tentar uma dessensibilização através de se expor aos poucos às situações constrangedoras.

 

Fique bem

Mariagrazia



Temas: ,
Publicado por Mariagrazia às 22:01
Link do post | Comentar | Favorito
8 comentários:
De Cricri a 3 de Setembro de 2009 às 16:29
Ela é como eu rsrsrs terrível isso :p
De Anónimo a 29 de Agosto de 2011 às 18:52
Boa tarde!
Não sei mais o que eu faço, eu fico triste sem motivo aparente, é como se eu procurasse motivos pra ficar deprimida, tenho vontade de chorar quase o tempo todo. Eu sinto que isso não é normal, mas não sei mais o que fazer.

Grata. D,
De Giovanna a 20 de Março de 2012 às 18:29
Cara Mariagrazia,

Achei sua explicação muito sucinta para a questão. Como se expor aos poucos à estas situações, sendo que algumas vezes somos pegas de surpresa?
Será que isso não está ligado à outros fatores psíquicos? Como por exemplo: Eu choro bastante, às vezes incontrolavelmente simplesmente por falar com a professora da minha filha na escola sobre as notas dela. Porém, acho que tem à ver com algo da minha infância, meu pai nunca queria ouvir choro, sempre tínhamos que engolir, senão ele ficava muito bravo.
Isto pode ter influenciado, pois, meu irmão mais velho ficou foi ao contrário: em situações inclusive de perder uma pessoa querida ele não consegue derramar uma lágrima sequer, o que o incomoda. O fato tanto de chorar muito ou de não conseguir chorar e colocar para fora os sentimentos é algo muito delicado. E acredito que tenha um motivo maior, que, sem ser descoberto não podemos achar uma solução.
De Mariagrazia a 20 de Março de 2012 às 23:31
Cara Giovanna,

Sem dúvida, chorar está relacionado com estados emocionais e possivelmente com dependência afetiva, provavelmente, de uma etapa infantil da vida.

O choro incontrolado poderá ser uma tentativa inconsciente de chamar a atenção diante de um sentimento de carência emocional, para obter o afeto sentido como negado, priorizando a autocomiseração e o desamparo.

A ausência total de choro poderá estar relacionada com um controle excessivo das emoções.

De qualquer maneira, não podemos generalizar, cada pessoa é única e somente através de uma psicoterapia poderemos saber ao certo qual é a causa dessa manifestação emocional.
De jordana a 10 de Julho de 2012 às 02:41
Olá,Gostaria de saber por que as vezes sinto vontade de chorar,também quando e preciso ficar sozinha tenho medo,toda vez que entro na igreja me da muita vontade de chorar,sinto muito sono tem vez que da vontade de dormir um bom tempo... as vezes eu fico mais afastada das pessoas por que as vezes quando tento aproximar parece que sou meia excluída...tenho vontade de saber por que e assim. Obrigada.
De Saulo a 4 de Agosto de 2012 às 01:21
Olá Doutora.
Gostaria de saber se o fato de NÃO conseguir chorar diante de alguns acontecimentos é normal. Por exemplo o falecimento de parentes próximos, se isso não for normal é necessário procurar ajuda? Porque eu vivo bem com isso. Ps : Mesmo não chorando eu fico triste, claro, mas não consigo chorar de nenhuma maneira.
Grato.
De stephanie a 3 de Janeiro de 2013 às 11:33
bom eu tmb não sei oque esta acontecendo cmg eu estou ficando muito deprimida utimamente não sei porque eu sint vontade de chorar do nada principalmente quando entro no serviço ,tenho vontade de sair correndo de la pra nunca mais voltar e não faz muito tempo que eu trabalho la ;
eu fico com saudade do namorado , da minha mãe de tudo me da vontade de ligar pra ele toda hora oque é isso ?
De D.C a 22 de Março de 2013 às 22:51

não entendo pq me sinto tão sózinha no meio de tanta gente!
só tenho vontade de chorar e as vezes nem tenho motivos...
sinto vontade de sumir mas não sei pq...
De Anónimo a 26 de Abril de 2013 às 16:37
Eu também me sinto assim , é como se eu estivesse procurando algum motive mas a única coisa que sinto é um aperto no peito e as lágrimas começam a sair mesmo sem eu querer.
Eu tenho amigos, uma boa relação com minha família então eu não acho que seja solidão,enfim, é uma sensação muito esquisita que no fim só me faz querer chorar.

Comentar post

Drª Mariagrazia Marini Luwisch
Psicóloga - Psicoterapeuta

Licenciada em Psicologia Clínica, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil.
Equivalência, Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa.
Membro Sociedade Portuguesa de Psicoterapias Breves.
Membro Efectivo da Ordem dos Psicólogos nº 8372

Consultório:
Av. Luís Bivar 93, 6ºandar E
1050-143 LISBOA
Marcação de consultas:
213 146 274
914 749 474
ou
por email: E-mail

| Site Oficial

email:mariagrazia@sapo.pt

Parcerias e Acordos

ADSE
ADM
SABSEG
AXA
Cruz Vermelha Portuguesa

Visitas Online

Pesquisar

Perguntas recentes

Agir com a amada

Alcoolismo

Luto da filha

Violência doméstica sexua...

Solidão

Sogra possessiva

Divórcio e novo amor

Medo de comer

Nova experiência

Comoção e choro

Temas

relacionamento

depressão

traição

amor

medo

sexo

ansiedade

separação

ciúme

adolescente

casamento

psicologia

mãe

namoro

auto-estima

filho

infidelidade

sexualidade

trabalho

desejo

todas as tags

Artigos

Psicologia
Testes
Saúde
Exercícios
Dicas
Pensamentos

Citação do dia

Tradutor

Google-Translate-ChineseGoogle-Translate-Portuguese to FrenchGoogle-Translate-Portuguese to GermanGoogle-Translate-Portuguese to ItalianGoogle-Translate-Portuguese to JapaneseGoogle-Translate-Portuguese to EnglishGoogle-Translate-Portuguese to RussianGoogle-Translate-Portuguese to Spanish
Translator Widget by Dicas Blogger

Arquivo

blogs SAPO