Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Consultório de Psicologia

Espaço de transformação com a finalidade de orientar, ajudar, esclarecer dúvidas e inquietações. Encontre equilíbrio, use sua criatividade e deixe fluir sua energia. Mariagrazia Marini Luwisch

Consultório de Psicologia

Espaço de transformação com a finalidade de orientar, ajudar, esclarecer dúvidas e inquietações. Encontre equilíbrio, use sua criatividade e deixe fluir sua energia. Mariagrazia Marini Luwisch

Hiperactividade

 

Olá,

 

O meu irmão tem 15 anos. Deveria andar no 10ºano, mas reprovou uma vez no 7º ano e outra no 8º, estando agora no 8º ano. As razões que os professores apontam para isto é muita falta de atenção nas aulas e pouco estudo.

 

Ele é inteligente, pois quando estudo com ele, ele aprende de imediato as coisas. Mas durante este tempo em que estou com ele a estudar, é preciso chamar atenção dele mais de uma vez por minuto. Não consegue estar quieto, e distrai-se com qualquer coisa.

 

Quando estamos à mesa a jantar temos constantemente que o lembrar que está a mesa, e que tem que comer. Ele brinca com a comida, bate com os talheres onde calha, bate com as mãos na mesa e canta, ou então bate com os pés no chão. Levanta-se a meio das refeições ora para ir buscar um guardanapo, ou o sumo que acabou, ora tem que ir a casa de banho.

 

Fora isto, anda sempre pela casa a correr, não consegue andar calmamente. Até quando está distraído a jogar computador ou a ver TV, tem que estar sempre a bater em alguma coisa e a fazer barulho.

 

Ele foi para o basquete, tem treinos quase todos os dias, para ver se gastava energias e ficava mais calminho, mas parece que vem dos treinos ainda com mais energia.

 

Resumindo, simplesmente não consegue estar quieto.

 

De resto, é um miúdo que se dá bem com toda a gente, todos gostam dele, é simpático, engraçado, esperto. Sempre achamos que por ser novinho, era tudo normal. Mas ele já vai fazer 16 anos, é já um adolescente, e às vezes parece uma criancinha com tanta dificuldade em se manter calmo, quieto e atento.

 

Cada vez penso mais que ele pode ser hiperactivo, e necessita de alguma coisa que o acalme. É que esta aparente hiperactividade, já o começa a prejudicar muito principalmente na escola.

 

Obrigada pela atenção.

 


Caro F.,

 

Pelo que descreve pode se tratar realmente de uma hiperactividade.

 

Se o seu irmão está a se sentir prejudicado, o melhor é ir a uma consulta de psicologia para uma avaliação e orientação precisa.

 

Fique bem

Mariagrazia