Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Consultório de Psicologia

Espaço de transformação com a finalidade de orientar, ajudar, esclarecer dúvidas e inquietações. Encontre equilíbrio, use sua criatividade e deixe fluir sua energia. Mariagrazia Marini Luwisch

Consultório de Psicologia

Espaço de transformação com a finalidade de orientar, ajudar, esclarecer dúvidas e inquietações. Encontre equilíbrio, use sua criatividade e deixe fluir sua energia. Mariagrazia Marini Luwisch

Depressão em Portugal

 

Um em cada cinco portugueses sofre de perturbações psiquiátricas

 

 

Um em cada cinco portugueses sofre de perturbações psiquiátricas, constata o primeiro estudo que faz o retrato da saúde mental em Portugal. Em comparação com dados de outros seis países europeus Portugal é o que tem a prevalência mais alta, com números que se aproximam dos Estados Unidos, "o país com maior prevalência de perturbações de psiquiátricas no mundo", disse hoje o coordenador nacional de Saúde Mental, Caldas de Almeida.

 

"Portugal tem um padrão atípico em termos europeus", constata o responsável, que apresentou hoje o estudo na Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa, em Lisboa. Isto porque o inquérito realizado junto de 3849 portugueses (uma amostra representativa da população portuguesa) revela que 22,9 por cento manifesta sintomas que os colocam na categoria da perturbação mental, um número que só se aproxima dos 26,3 por cento americanos.

A prevalência nacional está muito distante dos países do Sul da Europa - Espanha só tem 9,2 por cento de prevalência e Itália 8,2 por cento - e mesmo assim longe dos dois países com prevalências maiores, como é o caso de França (18,4 por cento) e a Holanda (14,8 por cento).

No topo dos problemas estão as perturbações de ansiedade (16,5 por cento), as perturbações depressivas (7,9 por cento), perturbações de controlo dos impulsos (3,5 por cento) e as perturbações relacionadas com o álcool (1,6 por cento).

O estudo constata que os mais afectados são as mulheres, os jovens dos 18 aos 24 anos, as pessoas mais sós (separados, viúvos e divorciados) e pessoas com níveis baixo e médio de literacia.

Analisado o acesso a serviços de saúde constata-se que a grande maioria dos que sofrem de perturbações não têm acesso a qualquer tratamento médico, mesmo tratando-se de problemas graves (como a depressão major) - neste grupo 33,6 por cento não recebe tratamento. Verifica-se que a maioria das pessoas com doença mental recorre sobretudo aos médicos de família.

 

fonte: Jornal Público 24 de março 2010  

 

4 comentários

  • Imagem de perfil

    Mariagrazia 11.03.2011 18:27

    Cara Magda,
    sempre há a possibilidade de ser um problema psicossomático ou seja psíquico que se reflete no corpo. De qualquer maneira penso que deve tomar cuidado com os medicamentos e tomar só os receitados pelo médico e deveria consultar um médico ortopedista para que através de uma avaliação correta possa descobrir se não se trata de algum problema físico ou postural.

    Entretanto se não encontrar nenhuma causa física, procure a ajuda de uma psicóloga para trabalhar os aspectos emocionais que poderão estar na origem da sua dor.
  • Sem imagem de perfil

    magda 12.03.2011 12:06

    Os medicamentos que eu tenho tomado foram todos prescritos pelo meu médico de familia e por um ortopdista. Além de que eu acho que é um exagero de medicação visto que nenhuma me faz efeito. Visto assim eu penso mesmo que preciso de procurar ajuda para perceber afinal o que eu tenho.

    obrigada pela ajuda.
  • Sem imagem de perfil

    PP 13.07.2011 00:53

    Tambem sofri e sofro(menos) de dores que começaram por ser na zona lombar , tomei medicamentos injecções etc... passei por medicos que diziam ser da minha cabeça , até que finalmente descobri que tenho uma doença reumatica chamada espondilite anquilosante , procure um reumatologista..
    boa sorte
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.