Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Consultório de Psicologia

Espaço de transformação com a finalidade de orientar, ajudar, esclarecer dúvidas e inquietações. Encontre equilíbrio, use sua criatividade e deixe fluir sua energia. Mariagrazia Marini Luwisch

Consultório de Psicologia

Espaço de transformação com a finalidade de orientar, ajudar, esclarecer dúvidas e inquietações. Encontre equilíbrio, use sua criatividade e deixe fluir sua energia. Mariagrazia Marini Luwisch

TOC

 

Boas Tardes

 

Recentemente descobri que tinha um toc, já tinha os sintomas a muitos anos mas nunca pensei que teria algo assim...

 

Pensava que tinha uma espécie de feelings fazer uma coisa para algo de mal não acontecer, e vivi muito tempo assim a verdade é que eu acho que não acontecia nada de mal quando fazia algo...  Isto em relação ao tique de ajeitar as coisas todas papeis ordenar as coisas por cores e tamanhos... Nestes últimos tempos acho que tem piorado tenho começado a medir as coisas as fichas quando as tenho em cima da secretaria e medir com um transferidor para ver se tem 90º em relação a mesa... Muitas vezes não consigo dormir depois de arrumar tudo tenho que me levantar porque sinto que algo não está no lugar e desarrumo tudo e volto a arrumar isto umas 3 vezes... Sinto que cada vez está pior e não tenho o apoio de ninguém à uns meses contei as minhas melhores amigas elas afastaram-se de mim e os meus pais não sabem. Tenho 17 anos e nunca tive uma relação de confiança com os meus pais e até me dou muito mal com o meu pai...

 

Nem o vejo como tal... A minha mãe está a tentar criar uma relação de confiança comigo mas sempre que a deixo entrar na minha vida ela desilude-me.. eu um dia depois de discutir com o meu pai fui ter com a minha avó porque precisava de contar a alguém eu contei-lhe ela ficou preocupada no momento mas nada que a levasse a querer me ajudar e foi contar a minha mãe e a minha mãe ao meu pai e começaram-se os dois a rir... Não estava a espera que tivessem outra reacção... Mesmo pelo que a minha avó lhe contou não sabem ao certo o que é ... eu sempre fui muito reservada e tentei fazer as minhas coisas discretamente... Eu estou cansada disto às vezes quando vou no metro sinto vontade de ajeitar as pessoas os papeis da publicidade que estão tortos... Está a ser desgastante viver assim... Queria começar a procurar ajuda mas não sei onde nem a quem ... Não faço ideia de nada...Pode me ajudar nisso ? 

 

Obrigada  

 

Cara leitora,

 

O Transtorno Obsessivo - Compulsivo (TOC) é caracterizado por obsessões ou compulsões que causam mal-estar intenso, consomem muito tempo ( mais de uma hora por dia, pelo menos) e interferem na vida quotidiana da pessoa em diversos aspectos como no trabalho, actividades sociais e convívio familiar.

 

O primeiro passo no tratamento do TOC é conscientizar o paciente e sua família sobre a doença e seu tratamento. Durante os últimos anos foram desenvolvidos dois tratamentos eficazes para o TOC: a terapia e o tratamento com medicamentos.

Qualquer tratamento consta de duas fases: a primeira, de tratamento agudo, destina-se a abreviar o episódio actual de TOC, e a segunda, de manutenção, com objectivo de evitar recaídas.

 

A maioria dos especialistas recomenda consultas de seguimento frequentes nos primeiros meses de tratamento e manutenção do tratamento por um prazo variável antes de tentar suspender a medicação.

 

Volte a falar à sério com seus pais, explique como se sente e peça um encaminhamento para um psiquiatra e consultas de psicologia .

 

Tudo de bom

Mariagrazia

6 comentários

Comentar post