Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Consultório de Psicologia

Espaço de transformação com a finalidade de orientar, ajudar, esclarecer dúvidas e inquietações. Encontre equilíbrio, use sua criatividade e deixe fluir sua energia. Mariagrazia Marini Luwisch

Consultório de Psicologia

Espaço de transformação com a finalidade de orientar, ajudar, esclarecer dúvidas e inquietações. Encontre equilíbrio, use sua criatividade e deixe fluir sua energia. Mariagrazia Marini Luwisch

Autoestima e imagem

 

vermeer5.jpg

 

 

Boa tarde, sou a P. tenho 17 anos, tenho vergonha de falar destes assuntos com os meus pais ou mesmo com alguém, então resolvi mandar-lhe este e-mail porque acredito que me irá poder ajudar como já ajudou noutros e-mails.

 

Eu sou uma pessoa que tenho auto estima em baixo, sinto que tenho um físico mau, que não sou bonita, que não tenho capacidades para nada, e que não sirvo para nada, basicamente sinto-me inútil. 

 

Eu desde pequena que sou considerada sempre na escola das mais feias nas turmas que já pertenci, e este ano aconteceu o seguinte, um grupo de rapazes da minha turma lembraram-se de fazer um jogo que era escolherem as raparigas mais bonitas e o resto seriam as feias, e obviamente como todos os anos sou considerada do grupo das feias, mas todos sabemos que as mais bonitas escolhidas escolhem pelo seu corpo, e pela beleza, mas mais pelo corpo, e eu sinto-me cada vez mais fraca comigo própria, já tentei mudar, já tentei mudar o estilo de vestir, o cabelo, e tudo mais mas não consegui porque sinto que continuaram a pensar que sou feia, eu sei que a beleza não é tudo mas para alguém da minha idade isso como deve saber deixa-nos muito em baixo, já estou a reprovar o ano duas vezes e sinto que esta segunda que vou chumbar novamente porque tenho muitas negativas logo não irei passar, nem conseguir subir, sinto que não tenho capacidades para nada.

 

Quando ganho força de vontade de tentar, no dia a seguir parece que a perdi, não consigo ser forte encarar e lutar para mudar, o que acha na sua opinião que deva fazer? Já andei numa psicóloga na escola mas ela diz-me que sou linda e não preciso sentir assim, mas sei que diz me isso para não me sentir triste. 

 

Agradeço a sua atenção, obrigada.

Aguardo resposta, o resto de uma boa tarde. 

 

Cara P.,

A beleza exterior não é tudo, o mais importante é a beleza interior. Para que tu te sintas mais atraente precisas dedicares mais tempo e energia ao teu crescimento interior.

 

Crescer é ir em direção a algo mais, algo que ainda não existe ou então é dar prosseguimento a algo que já começamos e que queremos completar, ampliar, enriquecer. Ao longo de nossa vida nós nos colocamos metas, objetivos e no centro destes objetivos está o nosso eu.

 

Para cresceres deves procurar dar ênfase ao teu autoconhecimento e com dedicação ampliar o teu nível de estudo e assim poderás sentir que tens capacidade para mudar e ser mais produtiva, mais dinâmica o que elevará a tua autoestima e fará com que te sintas mais confiante, mais corajosa, mais flexível, mais interessante e também mais bonita.

 

Foco no teu autoconhecimento e nos estudos!

Um abraço

 

1 comentário

Comentar post