Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Consultório de Psicologia

Espaço de transformação com a finalidade de orientar, ajudar, esclarecer dúvidas e inquietações. Encontre equilíbrio, use sua criatividade e deixe fluir sua energia. Mariagrazia Marini Luwisch

Consultório de Psicologia

Espaço de transformação com a finalidade de orientar, ajudar, esclarecer dúvidas e inquietações. Encontre equilíbrio, use sua criatividade e deixe fluir sua energia. Mariagrazia Marini Luwisch

Depressão

A depressão é um estado psicológico caracterizado por nove sintomas característicos:

 

1 tristeza quase permanente;

2 perda de interesse ou de prazer por qualquer actividade;

3 perturbação do apetite e do peso;

4 alteração do sono (insónia ou hipersónia);

5 agitação ou torpor;

6 sensação de fadiga;

7 sentimento despropositado de culpabilidade;

8 dificuldade de concentração;

9.“ideias negras” como pensamentos de morte e de suicídio.

 

Quando uma pessoa apresenta pelo menos cinco destes sintomas, todos os dias, durante pelo menos duas semanas, pode-se falar de depressão.

Sendo também uma condição multifatorial, o seu alívio requer que se encarem com eficiência um conjunto de desequilíbrios que lhe podem estar subjacentes.

A depressão tem na sua génese fatores psicológicos, sociais e biológicos que podem influenciar o estado da mente em determinado momento. Tanto pode ser causada por um acontecimento devastador como a doença grave ou perda de alguém próximo, como pode ser devida à acumulação de acontecimentos vários. Há acontecimentos na vida, difíceis e perturbantes, como um stress permanente, a perda da estima em si, os conflitos morais ou o sentimento de solidão ou de vergonha, que se tiverem a sua origem na infância, podem conduzir mais tarde à depressão.

Sobre o plano bioquímico, a depressão é caracterizada por uma perturbação do funcionamento dos mensageiros químicos do cérebro – os neurotransmissores – em particular a serotonina e a noradrenalina. Uma alteração da síntese da serotonina e da noradrenalina (e talvez de outros neurotransmissores) mas também da sua libertação, do seu transporte ou da ligação aos seus recetores, jogam um papel importante na depressão.

Investigação recente liga a depressão a vários fenómenos metabólicos, incluindo a inflamação, a resistência à insulina, ao stress oxidativo e, também, a um possível disfuncionamento da mitocôndria.

Além disso, o papel das hormonas na depressão é considerável, incluindo as hormonas do stress – glucocorticóides, e as hormonas sexuais – testosterona, progesterona e estrogéneo.

Muitas pessoas afetadas pela depressão podem assim estar a sofrer de desequilíbrios hormonais que podem estar a contribuir significativamente para os seus sintomas.

A medicina corrente, tem apostado fortemente nas drogas psicoativas que manipulam a química cerebral, como tratamento preferencial. Infelizmente a taxa de sucesso das intervenções farmacológicas para a depressão muitas vezes é inferior a 50%, sendo uma realidade que estes medicamentos estão a maioria das vezes carregados de efeitos secundários, incluindo uma preocupante propensão para um aumento de ideação suicida com alguns deles.

A depressão deve ser encarada na sua natureza complexa, devendo-se, para lhe fazer frente, optar por uma estratégia de gestão global que inclui alterações de estilo de vida proativas, psicoterapia para compreensão e gestão do stress interno, restauração hormonal, além de um suporte nutricional adequado e personalizado que possa complementar, substituindo em alguns casos o tratamento antidepressivo convencional, de forma a balancear de forma holística a química cerebral.

4 comentários

  • Sem imagem de perfil

    João 22.09.2007 13:21

    Joana, sei que estás numa situação dificil, passei por algo semelhante ha uns anos. adiciona o meu mail, gostava mt de falar contigo mm863@ hotmail.com.
    até breve bj*
  • Sem imagem de perfil

    Rodrigo 07.06.2013 23:43

    Olá, meu nome é Rodrigo e tenho 18 anos. Eu não tenho amigos de verdades, eu fico em casa chorando desesperado, sempre pensei em me matar isso é desde de criança, as pessoas me magoam bastante, minha mãe não me entende, meu pai pior ainda, ninguém me entende, já me cortei(pouco), quase enfiava uma faca em minha barriga, vontade de morrer eu tenho, mas eu quero morrer para não sentir dor, eu tenho medo da dor e não da morte. Vivo sozinho, bastante solitário, e guardo isso só para mim e estou aqui desabafando para você, se você pode me ajudar. As vezes eu saio sozinho e faço de tudo para se alegrar, mas eu vejo pessoas com amigos e familia, e eu lá sozinho e começo a chorar, se eu tivesse uma moto e estivesse com a raiva, eu acelerava o bastante para minha dor sair toda, carro a mesma coisa. Mariagrazia, eu não estou aguentando, eu sinto que vou morrer cedo, morrerei sozinho, eu sinto isso. Eu odeio ser pobre, quero realizar os meus sonhos quero ser feliz, quero morar na Itália, quero fazer milhares de curso como Comissário Abordo, Psicologia, Detetive Criminal e etc, hoje estou fazendo Inglês, e eu amo muito. Então, ninguém quer me escutar, vivo sozinho, esses dias estou comendo bastante, acordo com mau humor, estou sem paciência estou sentindo falta de ar, não estou disposto a trabalhar, estou nervoso, estou triste, estou descontrolado. Espero que me ajuda, bjs.
  • Sem imagem de perfil

    Pequena Solitaria 28.07.2014 18:09

    Eu tbm me sinto assim.
    Qnd estou triste q cm se eu estivesse em um deserto sem ninguem por perto fico chorando pelos cantos da minha casa nem saio de casa =( Tem me curar desse dor q ocupou o meu ser so q parece q não tem cura :/
  • Comentar:

    Este post atingiu o número máximo de comentários permitidos.