Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Consultório de Psicologia

Espaço de transformação com a finalidade de orientar, ajudar, esclarecer dúvidas e inquietações. Encontre equilíbrio, use sua criatividade e deixe fluir sua energia. Mariagrazia Marini Luwisch

Consultório de Psicologia

Espaço de transformação com a finalidade de orientar, ajudar, esclarecer dúvidas e inquietações. Encontre equilíbrio, use sua criatividade e deixe fluir sua energia. Mariagrazia Marini Luwisch

Depressão

A depressão é um estado psicológico caracterizado por nove sintomas característicos:

 

1 tristeza quase permanente;

2 perda de interesse ou de prazer por qualquer actividade;

3 perturbação do apetite e do peso;

4 alteração do sono (insónia ou hipersónia);

5 agitação ou torpor;

6 sensação de fadiga;

7 sentimento despropositado de culpabilidade;

8 dificuldade de concentração;

9.“ideias negras” como pensamentos de morte e de suicídio.

 

Quando uma pessoa apresenta pelo menos cinco destes sintomas, todos os dias, durante pelo menos duas semanas, pode-se falar de depressão.

Sendo também uma condição multifatorial, o seu alívio requer que se encarem com eficiência um conjunto de desequilíbrios que lhe podem estar subjacentes.

A depressão tem na sua génese fatores psicológicos, sociais e biológicos que podem influenciar o estado da mente em determinado momento. Tanto pode ser causada por um acontecimento devastador como a doença grave ou perda de alguém próximo, como pode ser devida à acumulação de acontecimentos vários. Há acontecimentos na vida, difíceis e perturbantes, como um stress permanente, a perda da estima em si, os conflitos morais ou o sentimento de solidão ou de vergonha, que se tiverem a sua origem na infância, podem conduzir mais tarde à depressão.

Sobre o plano bioquímico, a depressão é caracterizada por uma perturbação do funcionamento dos mensageiros químicos do cérebro – os neurotransmissores – em particular a serotonina e a noradrenalina. Uma alteração da síntese da serotonina e da noradrenalina (e talvez de outros neurotransmissores) mas também da sua libertação, do seu transporte ou da ligação aos seus recetores, jogam um papel importante na depressão.

Investigação recente liga a depressão a vários fenómenos metabólicos, incluindo a inflamação, a resistência à insulina, ao stress oxidativo e, também, a um possível disfuncionamento da mitocôndria.

Além disso, o papel das hormonas na depressão é considerável, incluindo as hormonas do stress – glucocorticóides, e as hormonas sexuais – testosterona, progesterona e estrogéneo.

Muitas pessoas afetadas pela depressão podem assim estar a sofrer de desequilíbrios hormonais que podem estar a contribuir significativamente para os seus sintomas.

A medicina corrente, tem apostado fortemente nas drogas psicoativas que manipulam a química cerebral, como tratamento preferencial. Infelizmente a taxa de sucesso das intervenções farmacológicas para a depressão muitas vezes é inferior a 50%, sendo uma realidade que estes medicamentos estão a maioria das vezes carregados de efeitos secundários, incluindo uma preocupante propensão para um aumento de ideação suicida com alguns deles.

A depressão deve ser encarada na sua natureza complexa, devendo-se, para lhe fazer frente, optar por uma estratégia de gestão global que inclui alterações de estilo de vida proativas, psicoterapia para compreensão e gestão do stress interno, restauração hormonal, além de um suporte nutricional adequado e personalizado que possa complementar, substituindo em alguns casos o tratamento antidepressivo convencional, de forma a balancear de forma holística a química cerebral.

4 comentários

  • Imagem de perfil

    Mariagrazia 22.01.2008 20:34

    Cara jovem ,

    Pode ser normal se sentir assim em algumas ocasiões durante algum tempo.
    A adolescência é um período de grandes mudanças e questionamentos e é normal haver variações de humor e necessidade de discutir e reavaliar os seus valores.

    O importante é não levar muito à sério os seus sintomas que hoje podem estar assim e amanhã de outra forma.
    Entretanto se não se sentir bem consigo própria e se esses sintomas persistirem por muito tempo, o melhor é fazer uma psicoterapia para através de uma ajuda especializada, se conhecer melhor e ultrapassar suas dificuldades.

    De qualquer maneira confie em si própria, goste de si e procure pensar positivamente na vida e lembre-se que a mudança está em si.

    Fique bem
    Mariagrazia
  • Sem imagem de perfil

    Carolina Coelho 01.04.2009 01:20

    preciso de desabafar, não aguento mais :(
    a minha vida está um inferno, nao consigo mais n-ao consigo! eu tento mas não consigo :(
    Quando andava no 6ºano os meus pais divrciaram-se, eu tinha 10 anos, foi complicado, o meu pai andava com outra senhora, deixou-nos de um dia para o outro, teve 3 meses e tal sem me ligar, sem dizer eu estou aqui e estou bem! O meu pai para mim era um exemplo, era o meu idolo, mas de um momento para o outro passou a ser a pessoa que mais desrespeitava! assisti e ouvi várias discussoes entre eles, ouvi o meu pai a dizer a minha mae que queria sair de casa! tudo acpnteceu muito rapido, era nova, para mim foi um choque! Passado, 6 anos o meu pai separou se da mulher, e agor quer tentar reconquistar me mas eu mudei, mudei por ele, ele fez com que eu me tornasse uma pessoa fria, tornei me numa pessoa agressiva como ele diz, continuo a sorrir, mas é tudo teatral, por vezes dou por mim a chorar, a pensar se é melhor estar viva ou morta! Para melhorar as coisas estou pessima na escola, estudo estudo estudo e as notas nao sobem, os professores dizem que consigo, mas por mais que estude as notas no sobem, passo horas, madrugadas a estudar, passo noites sem dormir por vzes a pensar como será o meu futuro.
    A minha vida está um inferno, cada vez estou uma pessoa mais fria, mal-criada, nao me apetece fazer nada, o meu maior interesse e a musica, por vezes nemmusica me apetece ouvir, algo que me costuma acalmar, os meus amigos mais proximos estao a começar a afastar-se de mim, tudo esta pessimo x(
  • Imagem de perfil

    Mariagrazia 11.04.2009 22:55

    Caro Carolina,

    Se tem consciência de que precisa mudar alguns comportamentos: força!

    Mude para melhor e viva o seu futuro com convicção de sucesso e pensamento positivo.
    Se não conseguir sozinha procure uma psicóloga para ajudá-la a superar seus conflitos emocionais.

    Felicidades
    Mariagrazia
  • Comentar:

    Este post atingiu o número máximo de comentários permitidos.