Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Consultório de Psicologia

Espaço de transformação com a finalidade de orientar, ajudar, esclarecer dúvidas e inquietações. Encontre equilíbrio, use sua criatividade e deixe fluir sua energia. Mariagrazia Marini Luwisch

Consultório de Psicologia

Espaço de transformação com a finalidade de orientar, ajudar, esclarecer dúvidas e inquietações. Encontre equilíbrio, use sua criatividade e deixe fluir sua energia. Mariagrazia Marini Luwisch

Esquizofrenia e cannabis

colorido.jpg

 

Olá Dra, 2 meses atrás eu fui em uma festa e usei cannabis. (Foi a 3ª vez na minha inteira vida) Fiquei mal a noite toda, depois fui pra casa onde dormi e quando acordei já estava melhor. Estudei para a prova que eu teria no dia seguinte, fiz tudo normalmente. Quando foi na hora de dormir eu senti minhas pernas a terem calafrios, minhas mãos suavam, meu coração disparava, eu fiquei muito confuso, desnorteado, etc. Dai fui ver que poderia ser ansiedade. Mas sentia as coisas como se elas não fossem reais e vi que poderia ser despersonalização e desrealização. Mas depois eu vi que uso de cannabis poderia causar esquizofrenia e a despersonalização era um sintoma.

Então meu quadro de ansiedade foi aumentando cada vez mais. E comecei a achar que eu poderia ter câncer, e logo depois achei que tinha problema de personalidade (algum distúrbio) A seguir eu voltei a achar que tenho esquizofrenia. Agora meu ouvido fica muito sensível a qualquer barulho e estou sempre perguntando se alguém também ouviu o que eu ouvi, com medo de estar tendo alguma alucinação auditiva. Só que eu nunca tive uma, ou ouvi vozes, ou vi coisas, etc.. nunca tive nenhuma alucinação. Só que eu li que esquizofrénico cria paranóias de conversar com a TV ou rádio e agora quando assisto TV começo a ficar ansioso, vi também que esquizofrénico não olha nos olhos porque se sente incomodado e agora quando eu olho paro o olho de alguém eu fico ansioso também, mas sei que está tudo bem e que ninguém me vai prejudicar. Vi que esquizofrénico ouve vozes que dão ordem a ele, e aí vem uns pensamentos do tipo que eu fico com medo de olhar pra uma faca ou tesoura.

 

Cheguei até guardar uma tesoura numa caixa e esconder com medo de ouvir alguma voz. Será que eu estou ficando louco? Sinto que a despersonalização fica mais forte cada vez que eu tenho crise de ansiedade ou lembro de todas essas coisas. Mas eu acordo ansioso e durmo ansioso. Por favor me ajuda!!

 

Caro leitor,

Como não é usuário frequente de cannabis todas essas sensações estão, provavelmente, relacionadas com um excesso de ansiedade. O uso de cannabis pode dar sintomas psicóticos, que podem durar, por vezes, algum tempo, mas não provoca esquizofrenia. O que acontece é que se a pessoa tiver predisposição para esquizofrenia o consumo de cannabis poderá precipitar a doença. Portanto o consumo regular de cannabis pode induzir sintomas psicóticos principalmente entre pessoas predispostas ao surgimento de quadros esquizofreniformes.

No seu caso é a sua ansiedade que alimenta esses sintomas. No entanto apenas uma avaliação clínica especializada poderá avaliar um diagnóstico preciso.