Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Consultório de Psicologia

Espaço de transformação com a finalidade de orientar, ajudar, esclarecer dúvidas e inquietações. Encontre equilíbrio, use sua criatividade e deixe fluir sua energia. Mariagrazia Marini Luwisch

Consultório de Psicologia

Espaço de transformação com a finalidade de orientar, ajudar, esclarecer dúvidas e inquietações. Encontre equilíbrio, use sua criatividade e deixe fluir sua energia. Mariagrazia Marini Luwisch

Memórias esquecidas

 

28.jpg

Olá. Vi sua página e gostaria de orientações.

 

Meu pai já é falecido e minha mãe foi diagnosticada há pouco tempo com esquizofrenia paranóide. Depois desse ocorrido com ela comecei a me perguntar se ela já mostrava sinais da doença e nunca percebemos e descobri que não me lembro nada de minha infância e início da adolescência. Me lembro de algumas pequenas coisas que hoje acho que me causaram traumas como medo de altura e medo de piscina/mar. Cai de um escorregado muito alto e quase morri afogada em uma piscina. Pensei em procurar uma terapia de regressão. Será que se eu conseguir lembrar eu consiga entender o que acontece e consiga lidar melhor com minha depressão? Agora estou medicada mas tive uma crise depressiva e fui descobrir que minha depressão veio desde a morte de meu pai a 3 anos. Os sentimentos sempre foram de solidão e tristeza profunda que refletiram no meu corpo físico causando dores e sempre com diagnósticos negativos. Tudo era da depressão.

Mas porque não lembrar? Não me lembro de sentar a mesa com meus pais para almoçar. Não me lembro de momentos de carinho e diversão. O pouco que lembro classifico em 2%. Os outros 98% sumiram da minha memória. Queria sua opinião sobre isso e se seria válido a terapia de regressão. Obrigado.

 

Cara leitora,

A esquizofrenia paranóide tem fator hereditário, parentes de 1º grau devem ser acompanhados.

Eu aconselho:

  • Bom ambiente de suporte
  • Técnicas de recuperação de memória (como hipnose)
  • Psicoterapia

Ambiente de suporte

Os médicos começam o tratamento ajudando as pessoas a se sentirem seguras e confiantes, por exemplo, ajudando-as a evitar traumas posteriores. Se as pessoas não têm razão urgente aparente para recuperar a memória de um evento doloroso, esse tratamento de suporte pode ser tudo o que é necessário. As pessoas podem se lembrar gradualmente das memórias perdidas.

Técnicas de recuperação de memória

  • Hipnose

Preencher todas as lacunas da memória contribui para o restabelecimento da continuidade em relação à identidade pessoal e do senso de self.

Psicoterapia

Assim que a amnésia for solucionada, a psicoterapia contínua ajuda as pessoas nos seguintes aspectos:

  • Compreender o trauma ou conflitos que causaram o transtorno
  • Encontrar meios para solucioná-los
  • Evitar traumas futuros, se possível
  • Seguir com suas vidas

Um abraço

Mariagrazia Marini