Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Consultório de Psicologia

Espaço de transformação com a finalidade de orientar, ajudar, esclarecer dúvidas e inquietações. Encontre equilíbrio, use sua criatividade e deixe fluir sua energia. Mariagrazia Marini Luwisch

Consultório de Psicologia

Espaço de transformação com a finalidade de orientar, ajudar, esclarecer dúvidas e inquietações. Encontre equilíbrio, use sua criatividade e deixe fluir sua energia. Mariagrazia Marini Luwisch

Mentir

chagall25.jpg

Olá boa Noite.

 

Me chamo Pedro, estou com um problema que não consigo parar de fazer, eu minto o tempo todo, tenho consciência que isso que faço é errado, mas não consigo evitar, não conto para minha esposa que faço compras, escondo dinheiro dela, não conto o que realmente acontece comigo no dia a dia, acabo inventando histórias que por fim acabam sendo tão absurdas que não podem ser realidade e acabo inventando outras histórias para cobrir a mentira, e vou assim até chegar um ponto que não eu não consigo mais manter a mentira, a acabo contando a verdade, que se torna irrelevante, por já ter causado tanta dor com essas mentiras, por um tempo até consigo parar de mentir mas sempre acabo voltando a fazer .

 

Que tipo de ajuda preciso buscar? Sinto que vou perder muita coisa se não procurar ajuda agora.

Desde obrigado pela atenção.

 

Caro Pedro,

 

A mentira revela que algo dentro de si não está bem. Essa atitude está relacionada à baixa auto-estima ou ao ímpeto de tirar vantagem. Por trás da mentira pode haver um chamado, uma defesa, um sintoma ou uma compulsão.

 

O mentiroso compulsivo, que inventa os acontecimentos ou aqueles que adulteram dados, suprimem informações ou colocam em risco a integridade das pessoas acabam por ter a sua vida muito prejudicada e devem ser tratados por profissional especializado.

 

No seu caso é preciso procurar ajuda de uma psicoterapia para trabalhar as causas do seu problema, o fortalecimento da sua auto-estima e da sua insegurança em ser um individuo autêntico e verdadeiro. É importante que esse vício não s cristalize e não prejudique toda a sua vida.

 

Mentir tem tratamento, o importante é estar motivada para a cura e a mudança depende de si. Em ser verdadeiro e autêntico vai ter sempre tudo a ganhar. O bom prognóstico é o ter consciência da necessidade de mudança.

 

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.