Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Consultório de Psicologia

Espaço de transformação com a finalidade de orientar, ajudar, esclarecer dúvidas e inquietações. Encontre equilíbrio, use sua criatividade e deixe fluir sua energia. Mariagrazia Marini Luwisch

Consultório de Psicologia

Espaço de transformação com a finalidade de orientar, ajudar, esclarecer dúvidas e inquietações. Encontre equilíbrio, use sua criatividade e deixe fluir sua energia. Mariagrazia Marini Luwisch

Filho hiperativo

 


 

 

É um prazer compartilhar com você essa minha inquietação. Tenho dois filhos: uma adolescente 17 e outro menino de 7anos, eles sempre viveram em conflitos. Há alguns meses descobri através de uma avaliação psiquiátrica que ele tem hiperatividade, inquietação, manifestada por agitação de mãos ou pés e não conseguir permanecer parado na cadeira. Ele é uma criança que quase sempre sai de seu lugar em momentos não apropriados, corre em demasia, têm dificuldade de permanecer em silêncio, estando frequentemente "a mil".

 

Outra coisa é a impulsividade, que aparece em respostas precipitadas mesmo antes de as perguntas terem sido completadas. Têm dificuldade de aguardar sua vez, interrompendo ou intrometendo-se em assuntos alheios. Tudo isso causa maiores prejuízos ao desenvolvimento interpessoal e na escola faz o uso de medicação.

 

O que pode ser feito em relação a lidar com ele no dia-dia. bjs!!!!!

 

 

Crianças com hiperatividade podem ser difíceis para os seus pais, professores e colegas. Estão habitualmente num estado constante de atividade o que constitui um desafio para os outros.

 

Trate-o com normalidade dando limites e regras, tudo com muita paciência, carinho e amor.

 

E aqui ainda algumas dicas para ajudar no dia a dia:

  • Estabelecimento de horários e rotinas – horas específicas para acordar, comer, brincar, fazer trabalhos da escola ou tarefas, ver televisão ou jogar computador e ir para a cama.
  • Regras em casa e na escola – Regras simples, claras e curtas.
  • Ser otimista – Pessoas com hiperatividade muitas vezes passam o dia a ouvir que estão errados. Eles também necessitam de ser elogiados por comportamentos adequados.
  • Adaptação ao ambiente escolar – Explicar a situação aos professores; sentar-se na primeira fila; verificar se compreendeu as instruções ou explicações; chamar a atenção para assuntos importantes.

 

Tudo de bom

Mariagrazia

 

4 comentários

Comentar post