Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Consultório de Psicologia

Espaço de transformação com a finalidade de orientar, ajudar, esclarecer dúvidas e inquietações. Encontre equilíbrio, use sua criatividade e deixe fluir sua energia. Mariagrazia Marini Luwisch

Consultório de Psicologia

Espaço de transformação com a finalidade de orientar, ajudar, esclarecer dúvidas e inquietações. Encontre equilíbrio, use sua criatividade e deixe fluir sua energia. Mariagrazia Marini Luwisch

Dificuldade em engravidar

 

 

 

 

Boa tarde

 

Não consigo deixar de estar triste, desde Abril de 2011 que tento engravidar e não consigo, já passei por uma fertilização in vitro com resultado negativo, não sei se tenho forças para fazer outro tratamento, sinto que o tempo se esgota. O meu marido já tem um filho, durante todo o ano sou mãe semana sim semana não, mas apenas nas obrigações.

 

Às vezes penso se não será melhor voltar a morar sozinha, ao menos assim acaba-se a esperança, mas acaba-se também o stress, a raiva e a ansiedade que me assola a cada mês e cada vez com mais intensidade. A mãe do meu enteado já tem outro filho, já ficou grávida e sem dificuldade depois de eu começar a tentar e já teve o bebé, os nossos amigos também, sem querer aconteceu e já nasceu o bebé. Assim como aqui no meu trabalho, engravidaram tiveram os bebés já regressaram ao trabalho e eu nada.

Não me apetece trabalhar, não me apetece fazer nada, falar com ninguém, conviver com ninguém, nem sequer festejar o Natal.

 

Amanhã tenho jantar com um casal amigo para conhecer a filhinha de tem 3 meses, escusado será dizer que não quero ir porque me causa sofrimento, mas o meu marido não compreende, nem nunca vai compreender e eu nunca vou quero ir porque me causa sofrimento, mas o meu marido não compreende, nem nunca vai compreender e eu nunca vou conseguir ser feliz. Só me apetecia desaparecer. Adormecer e não acordar mais. Deve ser por isso que tenho tanta dificuldade em adormecer.

 

Estou tão cansada.

Cumprimentos,

M.

 

 

 

Cara M.,

 

Para engravidar vai precisar ter calma. A ansiedade põe tudo a perder.

 

Ao não conseguir engravidar é normal ter uma sensação profunda de perda, ficar stressada, triste ou sem saber o que fazer. Procure não se recriminar por se sentir assim. Encarar e aceitar o que está a passar, ajuda a suportar essas emoções e a pensar mais descontraidamente.

 

Não se culpe. Tente resistir à tentação de ficar zangada consigo. Esse tipo de pensamento negativo só piora as coisas. Quando começar a ter pensamentos sobre o que "devia" ou "podia" ter feito, lembre-se que problemas de fertilidade acontecem, não são culpa sua.

 

Mesmo que você tenha tomado decisões no passado e hoje se arrependa, já passou, não adianta mais ficar remoendo. Tente se concentrar no presente e nas coisas boas que virão quando o problema for finalmente superado.

 

E o mais importante "esqueça", deixe acontecer, vai ver que quanto menos espera, acontecerá. Aproveite o bom da vida!

 

Se entretanto sentir que esse fato está a se tornar um problema recorrente, procure a ajuda de uma psicóloga para que a oriente e a acompanhe nessa fase.

Felicidades

Mariagrazia