Adolescente deprimido
Boa tarde,
gostaria de saber antes de consultar um médico se eu estou a entrar na fase de depressão, pois ainda não contei nada aos meus pais.
Tenho 15 anos e não me sinto bem com a vida...Passo a maioria dos dias a chorar pois sinto-me inútil neste mundo e que ninguém gosta de mim e sinto-me excluido, tudo começou quando a minha turma começou a chamar-me de fraco porque era magro e de falso. Depois sento medo de perder o meu melhor amigo, pois ele é bastante importante para mim.
Com isto tudo já cheguei a pensar no suicídio, porém nunca o realizei porque pensava na minha família e no meu melhor amigo. Estou sempre a pensar no porquê de isto tudo estar a acontecer-me e já não me sinto feliz com a vida, porém à frente do meu melhor amigo estou sempre com um sorriso e à frente da minha família também.
Não costumava ouvir músicas tristes e agora estou sempre a ouvi-las. Em relação aos estudos não ando com paciência para estudar e ando sempre desatento às aulas porque estou a pensar nos meus problemas.
Por favor ajude-me!
Caro T.,
Pelo que referes estás a passar por uma fase depressiva. Fala com teus pais e conta esses eventos da escola e esses sentimentos para que te ajudem e te encaminhem a uma consulta de psicologia.
O adolescente encontra-se confrontado por exigências contraditórias dos seus pais, professores, contemporâneos e da comunidade em geral. Em certo momento exige-se-lhe uma coisa, a seguir exige-se outra diferente e é normal que viva uma fase de uma certa instabilidade psicológica. Nessa fase surgem momentos de infelicidade, com inseguranças, frustrações, desencantos e as angústias que acompanham a saída da infância.
A psicoterapia vai te ajudar ultrapassar essa fase. A Psicologia pode trazer inúmeras vantagens e é realmente muito importante porque tem como finalidade um processo de autoconhecimento e de autodescoberta que procura ajudar a pessoa ampliar a sua consciência, alcançando uma melhor compreensão a respeito do mundo em que está inserida, mas também um conhecimento mais fundamentado acerca de si próprio, o que vai ajudar-te a pensar melhor, a ganhar autoconsciência e possibilitar escolhas acertadas na tua vida.
Entretanto a adolescência também tem fases de felicidade. Não descuide dos estudos. Estudar é importante para o teu desenvolvimento intelectual, social e profissional.
Estudar é importante não apenas para teres uma profissão e conseguires um emprego. Quanto mais conhecimento, mais preparado para viver em sociedade e enfrentar os desafios que surgem ao longo da vida, bem como para a tua recuperação.
Fique bem