Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Consultório de Psicologia

Espaço de transformação com a finalidade de orientar, ajudar, esclarecer dúvidas e inquietações. Encontre equilíbrio, use sua criatividade e deixe fluir sua energia. Mariagrazia Marini Luwisch

Consultório de Psicologia

Espaço de transformação com a finalidade de orientar, ajudar, esclarecer dúvidas e inquietações. Encontre equilíbrio, use sua criatividade e deixe fluir sua energia. Mariagrazia Marini Luwisch

Adolescente desmotivada

 

 

Dra. Mariagrazia Marini Luwisch

 

Estava numa consulta intensiva na internet de modo a verificar soluções e motivos para o comportamentos da minha sobrinha, quando me deparei com algo que pensava não ser possível, ou seja, deparei me com o seu blog onde responde ás perguntas de pais e familiares aflitos.

Sinceramente, recorro por também me encontro bastante preocupada com a minha  sobrinha de 13 anos e se possível gostava muito que me pudesse dar uma resposta.

O caso é o seguinte a Catarina vive numa meio familiar bastante tranquilo e com todo o conforto que uma criança precisa, no entanto mostra uma falta de interesse por tudo, perguntei lhe o que gostava de fazer quando fosse maior e respondeu que não sabe, perguntei lhe o que gosta de fazer e respondeu nada demais ( gosta apena de estar com amigas e no facebook).

A preocupação prende-se com o facto de estar a frequentar pela terceira vez o 7º ano de escolaridade, as dificuldades que ela apresenta são apenas dificuldades quanto á interpretação e concentração.

Não tem motivação para estudar para ter boas notas, diz que sabe tudo e quando se faz perguntas pouco sabe.

A minha irmã já fez tudo pagou explicações, retirou-lhe tudo e mesmo assim continuas sem ter vontade e mostra um desinteresse que nos choca.

 Ela é uma rapariga muito calma, tranquila sem ter comportamentos de revolta.

Perante este desinteresse, e sem conseguir saber algo que ela gostasse para poder dizer "  tem boa nota que depois teres o que queres" é possível qual é a solução?

 

Agradeço de coração uma resposta

Obrigada

Com os melhores cumprimentos

M.

Cara M.,

 

A atitude de muitos adolescentes atuais é de desinteresse geral, eles parecem desconectados da realidade, agem descompromissados, estão quase sempre desligados. Apresentam pouca iniciativa, muita informação em idiomas e internet, grupos, tribos, porém suas as atitudes são desprovidas de desenvoltura, de interesse e de curiosidade.

 

A família e a escola são importantes para orientação desses jovens. É preciso colocar regras, limites e oferecer algumas opções para que eles escolham alguma atividade extracurricular para que possam desenvolver novas competências e amadurecer psicologicamente saudáveis.

 

Fique bem

 

8 comentários

Comentar post