Ciúme e infidelidade
Boa tarde,
Tive uma relação de três anos com um homem, cuja característica mais marcante era o ciúme. Não podia ver os meus amigos, não podia estar na net, não podia telefonar, nem mandar mensagens. Dizia-me que não era ciumento, mas zeloso e protector.
Pregava-me também grandes sermões sobre fidelidade, transparência e escolhas. Grande parte do tempo, discutíamos, comigo a defender-me de eventuais faltas de interesse por ele. Estes episódios eram acompanhados, por parte dele, de uma violência verbal cada vez maior, quer em relação a mim quer em relação às minhas filhas. Assim, afastámo-nos imenso, porque obviamente, ambos nos sentíamos infelizes, tendo a relação terminado em Julho.
Vim a saber e confirmei (página na net onde aparece em fotografias com a outra pessoa) que há já bastante tempo que tinha outra mulher. A situação perturbou-me bastante, especialmente pela mentira, falta de carácter e anteriores exigências em relação à minha vida. Por outro lado, a destruiu em mim a confiança para ter outra relação.
Gostaria de ouvir a sua opinião sobre este assunto.
Melhores cumprimentos
Uma das explicações psicológicas do ciúme é que é um sentimento projectivo, ou seja a pessoa sente ela própria um desejo consciente ou inconsciente de ser infiel e passa a relacionar esse sentimento ao parceiro.
Não dramatize nem desanime, pode sempre confiar em quem merece. Essa relação foi assim, mas cada caso é um caso. Acredite nas pessoas e acredite em si.
Procure reconstruir sua vida com amor.
Um abraço
Mariagrazia