Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Consultório de Psicologia

Espaço de transformação com a finalidade de orientar, ajudar, esclarecer dúvidas e inquietações. Encontre equilíbrio, use sua criatividade e deixe fluir sua energia. Mariagrazia Marini Luwisch

Consultório de Psicologia

Espaço de transformação com a finalidade de orientar, ajudar, esclarecer dúvidas e inquietações. Encontre equilíbrio, use sua criatividade e deixe fluir sua energia. Mariagrazia Marini Luwisch

Felicidade e natureza

122.jpg

O que é a Felicidade

Todos temos a nossa própria ideia de felicidade, mas pode ser definida genericamente como o estado de espírito de alguém sereno, imperturbável por dores ou preocupações e sentir prazer com esse estado.

É difícil definir a felicidade. Para um gênio como Albert Einstein é uma vida tranquila e modesta, para o sociólogo Zygmunt Bauman é conseguir superar as dificuldades. De acordo com estudos de psicólogos é a emoção temporária que sentimos quando estamos bem, bem como a serenidade que vem de nos sentirmos realizados, o que é mais duradouro. Seja qual for a felicidade há uma boa notícia: não é um privilégio de poucos felizardos, mas um estado de espírito que deve, na verdade, ser aprendido. Resumindo com algum esforço todos podemos ser felizes.

 A primeira regra para alcançá-la é simples e, ao mesmo tempo, difícil. É preciso viver no presente das nossas vidas. Aproveitar o que temos e o que a nossa existência nos oferece a cada momento. Esta é a melhor maneira de nos sentirmos bem.

Tempo da felicidade autêntica

A felicidade é algo que acontece quando estamos em sintonia com a nossa alma e não requer nenhum esforço. Muitas vezes adiamos o nosso bem-estar para um momento futuro e o vinculamos à conquista de vários objetivos: um emprego, um relacionamento, um bem material, acreditando no íntimo que a autorrealização depende de fatores externos. Desta forma, o presente insatisfatório é visto em termos de futuro e não só nos impossibilita de sentir prazer naquilo que a vida quotidiana nos oferece, como também nos dá uma sensação de incompletude e de derrota pessoal.

A felicidade vem de dentro

A verdadeira felicidade, a autêntica joie de vivre nunca depende do exterior e ninguém pode induzi-la a nós porque está em nós; é sentida quando estamos no presente e presentes para nós mesmos. A felicidade está aqui e agora. Devemos, portanto, tentar dominá-la tanto nas ocasiões positivas quanto nas mais difíceis.

A felicidade é uma condição profunda e natural da alma: se não a sentimos, significa que nos distanciamos de nós mesmos e perdemos de vista a nossa interioridade. O prazer está no gosto de viver cada momento, de nos sentirmos em todas as atividades que realizamos, de nos divertirmos e encontrarmos satisfação no que fazemos, mesmo nas ações aparentemente mais triviais e simples; o prazer surge de forma espontânea a como abordamos as coisas e em tudo há beleza.

Pesquisas científicas afirmam que viver perto do mar melhora o bem-estar e a qualidade de vida, ou seja dá felicidade. E um novo estudo da Universidade Britânica de Exeter confirma que morar num resort à beira-mar, melhora a saúde física e mental de uma maneira leve, mas significativa.

Outras pesquisas também mostraram que basta apenas observar paisagens marítimas ou paisagens naturais, como um campo, para ter efeitos positivos no nosso humor e até melhorar a nossa capacidade de concentração. As paisagens urbanas cinzentas, por outro lado, ativam sensações opostas ou menos favoráveis: ou seja, podem facilitar a tristeza e a depressão.

Eliminar definições

Vamos eliminar todas as definições, vamos fazer o vazio interior e ouvir o silêncio interior; só assim podemos entrar em contacto com a nossa interioridade; vamos suspender todo julgamento e pensamento racional, olhando-nos com desapego, vendo-nos sem história e sem nome. Como na natureza há a sucessão das estações, em nós não há um único estado de espírito; somos "animais" complexos e experimentamos milhares de emoções. As emoções são como as ondas do mar, elas vêm por um curto período de tempo, depois vão embora.

Quando a tristeza, o mal-estar, a ansiedade faz-nos perder a alegria de viver, não nos precipitemos na busca das causas e não devemos atribuir a um destino adverso colocando-nos no papel de vítimas, mas compreendamos o seu significado; são sinais que indicam que a vida, como a levamos, está muito desequilibrada, perdemos o equilíbrio.

Lembremos que no período mais difícil, a felicidade está ali connosco. Basta fechar os olhos, imaginar um lugar, uma paisagem que nos faça sentir bem, que ressoe em nós ou relembre um episódio em que rimos. Somos todos diferentes e únicos, e cada um tem um sol dentro de si que pode iluminar os estados mais sombrios. Existe um conhecimento inato em nós que sabe o que nos deixa alegres. A felicidade é uma condição de bem-estar interior que só precisa ser experimentada.

Experimente a sua felicidade!