Espaço de transformação com a finalidade de orientar, ajudar, esclarecer dúvidas e inquietações. Encontre equilíbrio, use sua criatividade e deixe fluir sua energia.
Mariagrazia Marini Luwisch
Espaço de transformação com a finalidade de orientar, ajudar, esclarecer dúvidas e inquietações. Encontre equilíbrio, use sua criatividade e deixe fluir sua energia.
Mariagrazia Marini Luwisch
Tenho 28 anos e sou bastante tímida... O que me acontece e que me faz sentir muito embaraçada, é falar com pessoas com quem tenho pouco à-vontade e ficar sempre corada, mesmo vermelha. Isso incomoda-me, porque não significa nada, e parece que sim, e toda a gente vê. Eu penso não vou ficar corada e de repente sinto o calor na cara. Normalmente é quando me sinto exposta de alguma forma.
Como posso ultrapassar uma coisa que não consigo controlar??
Obrigada pela atenção
A.
Cara A.,
Ruborizar é uma reacção que está relacionada com o mesmo sistema que desencadeia a reacção de luta ou fuga.
Nas relações sociais, o rubor ficou associado às emoções como culpa, vergonha e embaraço o que coloca as pessoas em desvantagens, porém ruborizar também pode deixar a pessoa mais atraente e socialmente desejável.
O corar está provavelmente relacionado com a sua timidez. Lembre-se que quanto mais tentar controlar pior. Aceitar a sua timidez é o primeiro passo para se sentir melhor. Pessoas com uma ligeira timidez são consideradas mais bem preparadas e responsáveis. Não se envergonhe, faça disso uma vantagem e um charme!
Um abraço
Mariagrazia
Mais para ler
5 comentários
AC 28.01.2009 19:07
Olá! Eu sou mais uma mas com 34 anos e pensando eu não ser tímida. Mas quando fico exposta como dizia a A. começo logo a corar e vai aumentando. É terrível porque realmente ás vezes são situações sem importância mas quem vê pensa que não, já para não falar nesses que adoram aproveitar o momento. Bom, problemas maiores existem! lol
olá, chamo-me Teresa e tenho 34 anos, e tb sofro do mesmo "terror" que vocês sofrem! Considero-me uma mulher realizada em todos os aspectos, mas tenho este imenso drama, que é roborizar!! é horrível senti-lo! Eu sinto-o em público, qdo falo com alguém, qdo me falam me abordam na rua, qdo desaparece uma caneta eu fico insegura e penso que os outros pensam que fui eu, qdo o meu colega fala da esposa em público, qdo uma sobrinha fala das boas notas que tem, eu não sinto inveja, apenas me dá a sensação que as pessoas olham para mim, qdo cumprimento um colega em frente ao meu marido.. qdo estou mais segura eu não reborizo tanto e sinto-me tão bem! este pesadelo está cada vez pior, ultimamente sinto-me diariamente deprimida com isto, pq nós, acreditem sofremos mto e perdemos mta qualidade de vida! Mas hoje, descobrindo este site, fiquei mais acompanhada, pois não sou única. Essa tal operação para nós era o ideal, mas como é feita? e quais as consequências?
É, gente, passo pela mesma situação, mas os motivos são um pouco diferentes. Acontece principalmente no trabalho quando preciso me expor em reuniões ou em apresentações onde preciso falar, argumentar e apresentar. Em alguns momentos é tão forte, que sinto meu colo ferver, pois fica extremamente quente a ponto de se eu colocar o dedo, fica branco, como se tivesse acabado de sair da praia depois de ficar o dia inteiro exposta ao sol de verão. Às vezes consigo pensar um pouco e ficar super segura, pois aceito que sou assim e não tem jeito mesmo. É um fato que quanto mais as pessoas olham, ou quanto mais falam sobre isso ainda se for chamando atenção dos outros, o vermelidão aumenta e a gente fica cada vez mais tímida. Algumas vezes, quando falo para mim mesma, deixa é assim mesmo não tem jeito, faço a pessoa que está perto de mim ignorar o fato dizendo que é normal e mudo de assunto. Ajuda absurdamente! Mas, em público? Para 30 pessoas um assunto que você ainda está conhecendo? Impossível! Rs. Acho que o que podemos perceber disso tudo é que estamos inseguras de alguma forma e temos medo do que os outros vão pensar de nós. E a extrema cobrança de que precisamos ser perfeitos! Uma curiosidade, pois já vi que esse signo sofre disso apesar de querer ser o centro das atenções.. Algum de vocês são leoninos? Ah, esqueci de falar, tenho 32 anos. :) Desabafem gente, a gente precisa resolver isso! hehe.
A causa da sua é bem parecida com a minha. Tenho 21 anos e não sou tão tímido assim. Na verdade sou bem extrovertido. Nesse ano já ocorreram várias vezes. Acho que tenho neura daquele povo todo prestando atenção na minha pergunta durante a aula do cursinho. Já li que a timidez é meio relacionada com o fato de se preocupar muito com o que os outros pensam ou pensarão de você, de achar que você é o centro das atenções e tudo que você faça, sempre estarão te observando e julgando. Pô, sei que não é assim, como disse, sou bem extrovertido e desencanado, mas algumas vezes, quando preciso perguntar algo na aula, sinto meu rosto e principalmente minha testa, pegar FOGO, logo comeco a sentir o suór escorrendo e preciso enxugar, sinto que fico muuito vermelho e é bem embaraçoso porque tem muitas pessoas olhando pra mim, inclusive o professor. Eu odeio muito isso.
Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde.
Especialista em Psicoterapia.
Licenciada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil e
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa.
Membro da Ordem dos Psicólogos Portugueses nº 8372.
Membro da American Psychological Association (US).
Membro Sociedade Portuguesa de Psicoterapias Breves.
PSICOTERAPIA EM ITALIANO E PORTUGUÊS
Consultório:
Av. Luís Bivar 93, 6º E
1050-143 LISBOA
Marcação de consultas:
213 146 274
914 749 474
E-mail: mariagrazia@sapo.pt
Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde.
Especialista em Psicoterapia.
Licenciada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil e
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa.
Membro da Ordem dos Psicólogos Portugueses nº 8372.
Membro da American Psychological Association (US).
Membro Sociedade Portuguesa de Psicoterapias Breves.
PSICOTERAPIA EM ITALIANO E PORTUGUÊS
Consultório:
Av. Luís Bivar 93, 6º E
1050-143 LISBOA
Marcação de consultas:
213 146 274
914 749 474
E-mail: mariagrazia@sapo.pt