Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Consultório de Psicologia

Espaço de transformação com a finalidade de orientar, ajudar, esclarecer dúvidas e inquietações. Encontre equilíbrio, use sua criatividade e deixe fluir sua energia. Mariagrazia Marini Luwisch

Consultório de Psicologia

Espaço de transformação com a finalidade de orientar, ajudar, esclarecer dúvidas e inquietações. Encontre equilíbrio, use sua criatividade e deixe fluir sua energia. Mariagrazia Marini Luwisch

Corar

 

 

Boa tarde, Dra.
 
Espero que me possa ajudar.
Tenho 28 anos e sou bastante tímida... O que me acontece e que me faz sentir muito embaraçada, é falar com pessoas com quem tenho pouco à-vontade e ficar sempre corada, mesmo vermelha. Isso incomoda-me, porque não significa nada, e parece que sim, e toda a gente vê. Eu penso não vou ficar corada e de repente sinto o calor na cara. Normalmente é quando me sinto exposta de alguma forma.
Como posso ultrapassar uma coisa que não consigo controlar??
 
Obrigada pela atenção
A.

 

Cara A.,

 

Ruborizar é uma reacção que está relacionada com o mesmo sistema que desencadeia a reacção de luta ou fuga.

 

Nas relações sociais, o rubor ficou associado às emoções como culpa, vergonha e embaraço o que coloca as pessoas em desvantagens, porém ruborizar também pode deixar a pessoa mais atraente e socialmente desejável.

 

O corar está provavelmente relacionado com a sua timidez. Lembre-se que quanto mais tentar controlar pior. Aceitar a sua timidez é o primeiro passo para se sentir melhor. Pessoas com uma ligeira timidez são consideradas mais bem preparadas e responsáveis. Não se envergonhe, faça disso uma vantagem e um charme!

 

Um abraço

Mariagrazia

 

 

 

 

 

 

2 comentários

  • Sem imagem de perfil

    Joana 20.06.2011 14:55

    Respirar pela boca deve ajudar.. Mas o que eu faço é tentar nao me focar tanto em mim, mas sim nos outros...Ou seja, por exemplo quando estou muito tempo sozinha em casa tenho tendencia a olhar me muitas vezes ao espelho (principalmente o rosto, ver se estou bem) e isso faz com que no resto do dia tenha maior consciencia de como está a minha face logo mais facilmente coro perante situações embaraçosas... Entao o que tenho feito é tentar nao estar sempre a olhar-me ao espelho, apenas quando estritamente necessário, e durante o dia foco-me muito mais nos outros (esqueço um pouco de como está a minha face naquele momento, nao me importo tanto), estou mais atenta aos outros, às suas reacções , o que me tem ajudado. E espero que vos ajude igualmente.
  • Comentar:

    CorretorEmoji

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.