Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Consultório de Psicologia

Espaço de transformação com a finalidade de orientar, ajudar, esclarecer dúvidas e inquietações. Encontre equilíbrio, use sua criatividade e deixe fluir sua energia. Mariagrazia Marini Luwisch

Consultório de Psicologia

Espaço de transformação com a finalidade de orientar, ajudar, esclarecer dúvidas e inquietações. Encontre equilíbrio, use sua criatividade e deixe fluir sua energia. Mariagrazia Marini Luwisch

Medo da morte

 

Tenho muito medo da morte, e desde criança. Até mesmo o fato de tornar-me mais velho e o medo da perca de entes querido me atormentam, como será a minha morte, o pós-morte, será que é somente o fim ou como será do outro lado, todos se esquecerão de mim. Enfim, aterrorizadamente me sinto quando em silêncio penso no fim de tudo. Porquê tenho tanto medo, porquê é tão forte este temor quando comparado a outras pessoas??
 
Desde já lhe agradeço
 
Um Abraço
 
 
Caro amigo,
 
Parece que esse medo que sente lhe tira a vontade de viver e o faz morrer lentamente. O seu medo da morte pode estar relacionado com o não saber viver.
O medo da morte não é inato, mas é introjetado desde a infância e atinge a todos os seres humanos.
 
É seu dever tentar enfrentá-lo e vencê-lo para poder sentir orgulho de si próprio e se sentir feliz nessa vida.
 
Confie em si e viva a sua vida com entusiasmo, paz e amor.
 
Tudo de bom
Mariagrazia

6 comentários

  • Imagem de perfil

    Mariagrazia 04.09.2008 01:06

    Cara Sara Cristina,

    Procure tranquilizá-lo e acalme seus medos explicando que não há nada a temer. O medo da morte e de perder os pais é uma fase que normal das crianças mas se não der demasiada importância vai passar. Não deixe que durma na sua cama, insista para que durma na dele para manter uma postura de segurança que se reflectirá no seu filho.

    Fique bem
    Mariagrazia
  • Sem imagem de perfil

    Sara Cristina 01.10.2008 23:15

    Olá ! conversei muito com meu filho e ele disse q não está pensando mais em nós dois no caixão não, mas vi um desenho dele com 2 homens atirando um no outro e aí logo na frente desse homens tem uma casa onde vela as pessoas e aí está o desenho de um desses homens sendo velado. Fiquei apavorada de novo, porque ele não falava mais em morte e de repente fica fazendo esses desenhos de morte e caixão. Me oriente por favor. Sara Cristina.
  • Imagem de perfil

    Mariagrazia 02.10.2008 21:01

    Cara Sara,

    As crianças passam por fases que se preocupam com a morte. Na televisão, nos filmes, eles vêem muitas mortes e violência e seu filho usa os desenhos para entender e elaborar a morte na cabecinha dele. Não se preocupe mas responda as perguntas que ele possa fazer com segurança e de uma forma tranquilizadora.

    Fique bem
    Mariagrazia
  • Sem imagem de perfil

    Gislaine Marquezini 04.08.2011 04:25

    Estou preocupada com meu filho Eduardo que tem 06 anos. Há algumas semanas ele perguntou sobre seu bisavô falecido e minha mãe lhe explicou que biso morreu e quando o Eduardo perguntou o porquê, minha mãe disse que chegou a hora porque ele nasceu, cresceu, ficou velhinho e morreu. Horas depois minha mãe encontrou o Eduardo em prantos e dizendo que não queria mais crescer porque iria morrer. Desde então ele tem estado tristinho, fala muito sobre o assunto e chora ao imaginar que ele o nós iremos morrer. Meu marido tentou reverter a situação dizendo que a morte é natural e disse que quando o Papai do Céu nos quer com Ele, nos leva pro céu que é um lugar bonito. Agora ele chora dizendo que não quer ir pro céu. Hoje o peguei chorando sozinho em seu quarto, soluçando até, porque não quer ir para o céu, o tranquilizei mas acho que agi errado quando disse que a minha mãe fez uma brincadeira com ele e que ninguém iria morrer. Depois disso ele ficou calmo e dormiu e agora estou com a consciência pesada porque menti pra ele. Não sei o que fazer. Tenho muito medo que ele fique deprimido por causa disso. Me ajude por favor!
  • Sem imagem de perfil

    Mariana 17.10.2011 19:41

    Fale pra ele que quando as pessoas morrem quem vive é a alma delas e que não podemos fazer coisas ruins aqui na Terra porque a alma é a gente mesmo.
    E fale pra ele que o que você tinha falado sobre ninguém vai morrer era uma brincadeira, fale pra ele aproveitar a vida o máximo e não ficar chorando assim, se ninguém morresse o mundo seria muito apertado imagine só ele não iria gostar de um monte de pessoas morando na casa dele né?
    Quando eu era criança eu também ficava assim, mais um dia eu entendi que temos que aproveitar a vida ao máximo, e quando morrer Deus vai estar nos esperando e ele gosta muito da gente.
    Leva seu filho lá fora e mostre o céu pra ele, fale que tem muitas figurinhas de nuvem e é só usar a imaginação e ele vai ver como o céu é perfeito, minha mãe fez isso comigo e agora eu fico imaginando a hora da morte feliz, porque é fofinho ficar andando lá
    kkkkk.
    Espero ter ajudado
    Fique com Deus
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.