Espaço de transformação com a finalidade de orientar, ajudar, esclarecer dúvidas e inquietações. Encontre equilíbrio, use sua criatividade e deixe fluir sua energia.
Mariagrazia Marini Luwisch
Espaço de transformação com a finalidade de orientar, ajudar, esclarecer dúvidas e inquietações. Encontre equilíbrio, use sua criatividade e deixe fluir sua energia.
Mariagrazia Marini Luwisch
Eu tenho algumas dúvidas e incertezas em relação ao meu namoro: eu tenho namorado e amo-o de paixão, e de uma maneira geral sou muito liberal em relação a tudo... acho que cada um deve ter o seu espaço, os seus amigos, a sua vida, etc., independentemente de ter alguém ou não… porém, também acho que quando se tem namorado/a deve-se saber balancear bem o tempo entre um e outros... o problema é que acho que ele não sabe balancear bem o tempo... está comigo cerca de uma hora dia sim, dia não, e todas as noites (não há uma que falhe! seja fim-de-semana ou dia de semana) vai sair com amigos, ver filmes e jogar para casa de amigos, para o café, para aqui, para ali…. Não tenho nada contra que ele saia, até acho bem, tenho é problema em que seja todas as noites… eu peço para ele ficar algumas noites a falar comigo em casa, e ele raramente o faz… só esta semana, pedi 2 ou 3 vezes e ele não ficou nenhuma… não sei que fazer nem sentir, pois sei que ele me ama e essa não é a questão… mas sinto que está tudo à minha frente... já discutimos vezes sem conta acerca deste tema e ele não vê mal nenhum nisso, acha que é normal fazer o que faz, sair de casa cerca das 9 e meia da noite, ir divertir-se com os amigos, chegar a casa às 2h mesmo quando trabalha no dia seguinte, e pior, muitas vezes eu peço para ele vir mais cedo, tipo meia-noite ou 1h ou assim para falar comigo antes de eu ir dormir, e ele não vem… liga-me de casa dos amigos ou do café e nem consigo falar sossegada com ele pois há sempre muito barulho dos sítios onde ele está... que faço? Será que sou eu que estou errada aqui por pedir que ele me dê mais atenção algumas noites? Será que estou a sufocá-lo?
Cara amiga,
Não é o caso de estar a sufocá-lo mas é uma questão de espaço e hábito. O que pode fazer para reverter a situação é negociar com ele para que passe consigo algumas noites para que também possam desfrutar de uma vida futura a dois e em família.
ter ciumes em bom, mas quando esse ciumes começa a encomodar e a deixar a o parceiro constragido, já é um grande problema... O ideal é procurar ajudar psicólogica para não haver problemas maiores..
Dra. vivo uma situação de "inferno emocional" vou tentar resumir minha história. Veja, namoro um rapaz a dois anos, nos conhecemos na faculdade, pra ser sincera eu o procurei, o vi e o idealizei até que tivemos contato e ele pediu para me namorar. No inicio, até 1 ano de namoro eu saia, nao atendia os telefonemas dele e ele era um cara completamente inseguro, que gritava ao mundo amor por mim, ficava em luto quando eu terminava com ele, chorava, corria atras de todas as formas , mandava flores, pedidos de desculpas e etc. Passado um ano, eu entendi que deveria valoriza-lo e começar a fazer por onde está naquela relação sem o machucar. Pois bem, feito isso mudei de atitude e ele também, agora era ele que fazia o pior, nao conversava, nao me dava atenção, saia com os amigos,parou com os presentes, o choro , o te amo e a atenção. A tres meses terminamos, ele disse que estava terminando por que eu nao gostava dos amigos dele e que ele nao me amava mais. Sofri demais! Emagreci uns 10 kilos ... mas não fui atrás. Após dois meses ele voltou, eu disse que não queria voltar. Ele veio a minha casa, fez escandalo, gritou que me ama, na faculdade fez show, enfim ... fez de tudo até que eu voltei. A um mês nós voltamos e ele que saia todos os dias quando estava só só quer sair de duas em duas semanas, nos relacionamos sexualmente muito pouco, tipo uma ou duas vezes em um mês. Eu sinto um ciume doentio, maluco e todos os adjetivos ruins que existem no planeta terra dele. faço-o excluir garotas da rede social. fiz ele mudar de chip e nao gosto que ele saia pra o futebol com os amigos. Ontem fui conversar com ele e ele me disse: Você é muito insegura, vc é ciumenta e me sufoca demais sem ter motivos pra isso, vc já foi atras de tudo e todas e nunca descobriu nada mas vc continua a achar que sou como os outros por aí. Pra falar a verdade dra, eu ja o trai umas tres vezes mas eu parei a um ano quando descobri que gostava dele. Já fui atras de tudo mas nunca descobri nada sobre ele, ele já viu conversas, enfim ... Ele não sente ciume algum de mim, e ele que era o chorão inseguro está mais seguro do que os cabos que seguram o viaduto Mario covas e eu que era a super mulher aos olhos dele vivo chorando, ligando, implorando atenção e sentindo muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuito ciume dos amigos dele, das amigas então é quase um suicídio quando ele adc alguém na rede social. Estou ficando louca. não entendo o que houve com ele e pior, não entendo por que ele voltou se me trata friamente. O que eu faço doutora? Me ajuda! Me da um feed back ... qualquer coisa estou desesperada. Obrigada.
Eu estou passando por alho parecido so que no caso ele nao sai com os amigos e sim com a irma mas velha agora me pergunto tem necessidade de ele sair justo no dia que pra vim em casa.ele sabe que eu sou mas caseira e na minha opiniao ele deveria me escolher e nao ficar saindo nos dia de vir em casa!!:(
A colega fez uma pergunta , colocou sua situação e tal. E o pisicologo falou em três linhas . Não o ajudou em nada a situação dela. Sinceramente espetava mais!!!
Ola estou recem casada ha 4 meses e gravida de 9 m , meu esposo e um amor nao tenho nada para reclamar ,tenho certas duvidas sobre convivência,tendo nao prende-lo a nada ,sempre peço pra ele ver os amigos ,sair p bebe umas ,acho isso normal nao e pq casou que temos que viver em um casulo so eu e ele ,mas a uns dias ele me pediu pra ir em uma festa que ira ter na cidade happy holi festa das cores (eletronico,tecno) com os amigos ,quando ele disse nao vi problema afinal sempre iamos nessas festa antes de eu engravidar ,mas muitas mulheres andam me julgando e falando que tenho que saber separa limites que ele pode sair pra casa de amigos mas balada nao pq quem vai em balada ou em festas assim vai com outros intuitos porem sempre confiei nele ,so que agora nao sei se estou fazendo certo ,se estou dando muita liberdade ,tenho medo de um dia sei la eu perde o controle da relação e tambem nao quero viver enclausurado nem que ele viva assim ,enfim o que devo fazer ?deixa ele ir ou nao ?
Ola!!! Estou em uma saia justa, conheci meu namorado saindo pra msm baladas e amigos que ele. Depois que comecamos a namorar isso parou,bom na vdd eu parei de sair c eles, no comeco ele deu um tempo tb. Hj em dia ele sai um final de semana sim e outro nao e sem mim qndo esta c os amigos. Na vdd o que mais me incomoda é saber que os amigos dele sao solteiros e sempre tem muitas mulheres com eles, e pior ainda postam fotos. Tenho muito ciumes, tds as noites que ele sai c os amigos eu fico no whats , no face pra saber p que esta acontecendo. Ele fala pra mim sair sozinha tb praim ver q so pq eu estou saindo sozinha eu n preciso ficar c ngm mais eu gosto de sair sem ele. E ele n deixa eu sair c ele, n sei se por medo de um dos amigos dele dar em cima de mim, ou pq ele esta c medo de eu ver algo ou descobrir. Ele diz que eu tenho que confiar nele, mais ele nunca me fala pra aonde ele vai nem quem vai estar, e o pior que eu sempre descubro e é briga na hora. As amigas dos amigos dele umas delas sao ex dele aonde aumenta mais ainda minha disconfiança. Eu amo ele demais, mao quero ficar longe dele mais tambem n estou sabendo lidar c essa situacao de liberdade.
Oi então meu namorado toda semana quer sair com os amigos dele p uma festa o bar e eu fico doida mais não falo nada só que isso me sufoca pq não estou acostumada com este tipo relacionamento e fico meio sem saber o que fazer....
Sou casada ha 26 anos , sou feliz, tenho um casamento excelente, marido entao maravilhoso , sempre fui ciumenta do tipo de desconfiar de tudo, ultimamete meu marido resolveu que deveríamos sair com os amigos , eles com os deles e eu com as minhas amigas. Isso esta me sufocando pois sempre fiz tudo sempre com ele , e agora ele sai uma vez por semana com os amigos e uma vez por mes no sábado com os amigos, porem nao fala onde ele esta, ele disse que sou muito ciumenta e se ele falar , com certeza vou aparecer sem ser convidada. Semana passada tomei coragem e sai com as minhas amigas depois de 26 anos sempre saindo só com ele, porem nao me divirto fico pensando onde ele esta, com quem esta.. O fato dele não falar onde esta, esta me sufocando.. o que eu devo fazer. bjs
Boa tarde ! Então eu gostaria de um conselho namoro há 4 anos meu relacionamento senpre foi tranqüilo , mais ultimamente as coisas saiu do controle muito por sinal , o rapaz que eu namoro mim traiu eu descobrir tudo terminei com ele , e então ele foi atras pediu perdão uma oportunidade para recomeça e eu perdoei só que se passou umas 3 semanas e ele sai com amigos dele mim deixa sozinha não mim da a devida atenção ano novo ele saiu foi pa praia com os amigos ver a queima e eu passei sozinha enfim um relacionamento conturbado se tornou e então eu pedi um tempo pra ele e agr eu pensei muito na vetdade eu amo ele mas essa relação nao ta mim fasendo bem o que eu faço iguinoro ele termino ou tento recomeçar
Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde.
Especialista em Psicoterapia.
Licenciada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil e
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa.
Membro da Ordem dos Psicólogos Portugueses nº 8372.
Membro da American Psychological Association (APA).
Membro Sociedade Portuguesa de Psicoterapias Breves.
Certificada pela EuroPsy (EFPA - European Federation of Psychologists Associations).
PSICOTERAPIA EM ITALIANO ou PORTUGUÊS
PSICOTERAPIA PRESENCIAL e ON LINE
Consultório:
Av. de Paris 14, 5º Esq.
1000-229 LISBOA
Marcação de consultas:
914 749 474 mariagrazia@sapo.pt
Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde.
Especialista em Psicoterapia.
Licenciada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil e
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa.
Membro da Ordem dos Psicólogos Portugueses nº 8372.
Membro da American Psychological Association (APA).
Membro Sociedade Portuguesa de Psicoterapias Breves.
Certificada pela EuroPsy (EFPA - European Federation of Psychologists Associations).
PSICOTERAPIA EM ITALIANO ou PORTUGUÊS
PSICOTERAPIA PRESENCIAL e ON LINE
Consultório:
Av. de Paris 14, 5º Esq.
1000-229 LISBOA
Marcação de consultas:
914 749 474 mariagrazia@sapo.pt