Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Consultório de Psicologia

Espaço de transformação com a finalidade de orientar, ajudar, esclarecer dúvidas e inquietações. Encontre equilíbrio, use sua criatividade e deixe fluir sua energia. Mariagrazia Marini Luwisch

Consultório de Psicologia

Espaço de transformação com a finalidade de orientar, ajudar, esclarecer dúvidas e inquietações. Encontre equilíbrio, use sua criatividade e deixe fluir sua energia. Mariagrazia Marini Luwisch

Assédio moral no trabalho

Gustav Klimt

 

Boa tarde,

Há já 3 anos que estou a trabalhar numa empresa em que os direitos dos funcionários nunca estiveram salvaguardados mas há cerca de 1 ano finalmente consegui que me fosse feito um contrato de trabalho a termo certo que termina em final de Março.

No entanto desde dai tenho sido assediada moralmente...

Passo 8 h sem fazer nada, tiraram-me o acesso aos telefones da empresa, ao email da empresa, a entidade patronal deixou de me falar e não faço qualquer tipo de serviço nada mesmo. Passo o dia a olhar para nada pois tenho uma camera de vigilância colocada sobre a minha mesa que me disseram ser para me vigiar...

 

Tenho me feito de forte mas a verdade é que ultimamente já não posso mais.

Levanto me de manhã sem vontade para nada... Não me consigo concentrar e muitas vezes coisas que para mim sempre foram fáceis de resolver tem se tornado numa coisa do outro mundo...

Tenho sofrido de insónias que me tem mantido acordada a maior parte da noite o que me tem deixado com um aspecto abatido por causa das olheiras...

 

Em Setembro tive uma crise de ansiedade tão grande com o aproximar do regresso ao trabalho depois das férias que me provocou uma crise de falta de ar que me levou ao hospital de urgência.

Ando deprimida sem vontade de nada inclusive para a minha filha e marido que muito tem sofrido com isto.

Para além disso tenho comido de forma compulsiva não consigo para de comer de tudo mesmo coisas que não gosto muito e isso tem me deixado ainda mais triste porque já aumentei 4kg ao meu peso habitual que são 58Kgs para 1,62m o que faz com que não me sinta bem ao olhar ao espelho e me deixe triste ...

 

Penso que tudo terá a ver com o ambiente do meu trabalho mas não sei o que fazer...

Pensei pedir ao médico uns dias de baixa mas não o posso fazer já que como o meu contrato termina em Março devo ser despedida e se o fizer não terei os 450 dias necessários de descontos pra ter direito ao Subsidio de desemprego.

 

O que me aconselha a fazer ?

Obrigada pelo desabafo pois recorrer a um médico particular é muito caro e não me é possível.

MCumprimentos,

 A.

 


 


 

Cara A.,

 

A sua é uma situação realmente difícil e desgastante. Falta pouco para estar nesse emprego, procure resistir com coragem, para não perder os privilégios. Tente valorizar o seu tempo, lendo um livro, usando a internet para aprender alguma coisa e usando a imaginação para se distrair.

 

Entretanto planeje seu futuro e mande curriculum para encontrar um novo emprego.

 

É este sofrimento imposto nas relações de trabalho que revela os seus sintomas físicos e psicológicos, pois o que adoece é viver uma vida que não deseja, que não escolheu e que suporta com dificuldades. Tente não desanimar e verá que vai conseguir ultrapassar esses problemas, desde que não os agrave com aumento de peso, e diminuição da auto-estima.

 

Cuide de si e da sua saúde física e menta. Procure também apoio junto a familiares, amigos e colegas, pois o afecto e a solidariedade são fundamentais para recuperação da auto-estima, dignidade.

 

Um abraço

Mariagrazia


 

 

1 comentário

Comentar post