Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Consultório de Psicologia

Espaço de transformação com a finalidade de orientar, ajudar, esclarecer dúvidas e inquietações. Encontre equilíbrio, use sua criatividade e deixe fluir sua energia. Mariagrazia Marini Luwisch

Consultório de Psicologia

Espaço de transformação com a finalidade de orientar, ajudar, esclarecer dúvidas e inquietações. Encontre equilíbrio, use sua criatividade e deixe fluir sua energia. Mariagrazia Marini Luwisch

Pensamentos recorrentes

Salvador Dalí

 
Dra. em breve vou procurar ajuda junto de um psicólogo devido a nos últimos tempos algumas coisas terem mudado na minha personalidade e maneira de estar, o que se passa é o seguinte, eu neste momento quando estou acompanhado por alguém estou sempre preocupado se estou a ser uma boa companhia, tenho pensamentos recorrentes de que estou a ser uma companhia chata e essa pessoa vai deixar de querer estar comigo, tento ser engraçado para as pessoas gostarem de mim. E isso acontece-me com amigos chegados e inclusive até familiares, isso como deve imaginar deixa-me bastante em baixo porque tenho receio que as pessoas deixem de gostar de mim... nunca fui uma pessoa muito segura é verdade, e quando estava com pessoas menos chegadas tinha alguma dificuldade em manter uma conversa, mas com os meus amigos isso nunca aconteceu, era completamente a vontade, essas coisas nunca passavam pela minha cabeça a única coisa que me passava pela cabeça era que eles gostavam da minha companhia assim como eu gostava da deles, nem imagina como me divertia e era alegre sempre estava com eles.
Agora quando vou ter com amigos já fico ansioso com receio de que eles comecem a achar que eu sou um chato sem alegria nenhuma e me excluam...quando não me atendem o telemóvel ou desmarcam qualquer coisa que tenhamos combinado já ficou em baixo porque penso que já não me acham mais aquela pessoa divertida, excelente companhia e que fazia rir toda a gente.
Também fico com receio de que eles arranjem namorada e eu não consiga e fique sozinho. Eu também quero ter uma namorada mas quero primeiro sentir-me bem comigo próprio, isto parece-me baixa auto estima ou será mais do que isso...
O que acha a doutora? Como posso resolver esta situação?

 


O que está a se passar consigo é uma espécie de obsessão, como uma ideia fixa. Uma série de crenças erradas e distorcidas, que se repetem e podem transtornar e limitar a sua vida, ao interpretar a realidade de modo distorcido. Os seus pensamentos se repetem ligados a coisas negativas.
 
Procure deixar vir os pensamentos e ficar com eles sem tentar evita-los a todo o custo. Quanto mais quiser evitar os pensamentos, mais eles vêm, como uma obsessão.
Pense que nem todas as pessoas têm que gostar de si. O importante é que goste de si e a partir daí será mais fácil se sentir amado.
 
Se entretanto continuar a se sentir ansioso e com esse desconforto, procure a ajuda de uma psicóloga para fazer um tratamento que o liberte dessa obsessão e o faça se sentir bem consigo próprio.
 
Tudo de bom
Mariagrazia