Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Consultório de Psicologia

Espaço de transformação com a finalidade de orientar, ajudar, esclarecer dúvidas e inquietações. Encontre equilíbrio, use sua criatividade e deixe fluir sua energia. Mariagrazia Marini Luwisch

Consultório de Psicologia

Espaço de transformação com a finalidade de orientar, ajudar, esclarecer dúvidas e inquietações. Encontre equilíbrio, use sua criatividade e deixe fluir sua energia. Mariagrazia Marini Luwisch

Auto-estima e auto-confiança

Boa tarde doutora, o meu nome é R.
 
Tenho graves problemas de auto estima (não gosto de mim, sinto-me inferior a toda a gente, não confio em ninguém, sou muito mas muito ciumento tanto em relação a minha namorada como em relação aos meus amigos, sinto-me à parte, sou muito stressado e ansioso...)
 
Eu ando numa psicóloga mas não confio no trabalho dela, penso que ela não me vai conseguir ajudar. Ela mandou-me ler livros de auto estima e analisa-mos os dois, mandou-me escrever num papel as minhas qualidades (físicas, de personalidade, como amigo, filho, trabalhador...), mandou-me todos os dias ao fim do dia registar as coisas boas que fiz durante o dia e as coisa boas que fiz por mim ao final do dia entre outras coisas, coisas essas que não estou a fazer por não acreditar nela e no trabalho dela tal como faço em relação a toda a gente.
 
Queria pergunta-lhe por favor se acha que ela esta a trabalhar bem e se devo confiar no trabalho dela e dar-lhe tempo.
Podia-me indicar também algumas formas de relaxamento uma vez que sou muito ansioso e stressado.
 
Quero desde já agradecer-lhe Doutora
 

Caro R.,
 
Eu não conheço o trabalho da sua psicóloga mas certamente você conseguirá perceber se ela o está a ajudar a ultrapassar as suas dificuldades. O primeiro passo para a cura é poder confiar nela e em si, para criar uma boa aliança terapêutica que vai ajudar no tratamento. Fale com ela sobre essas suas dúvidas, use a sinceridade que certamente vai ajudar.
 
Quanto às formas de relaxamento pode praticar exercícios físicos de baixo impacto tais como Yoga, Tai-chi-chuan, caminhadas e alongamentos leves ajudam a relaxar a musculatura e, consequentemente, diminuir a tensão. Podem ser feitas a qualquer hora do dia, mas é importante que sejam realizadas com certa frequência, para garantir um bem-estar constante.
 
Para descontrair pode também praticar meditação. A prática da meditação ajuda a retomar a serenidade e a vitalidade, tornando o relaxamento mais fácil e prazenteiro. Para diminuir a ansiedade e o stress também pode ouvir um CD de música de relaxamento.
 
Para melhores resultados é importante que goste de si e que sinta vontade de mudar.
 
Tudo de bom
Mariagrazia


 

1 comentário

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.