Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Consultório de Psicologia

Espaço de transformação com a finalidade de orientar, ajudar, esclarecer dúvidas e inquietações. Encontre equilíbrio, use sua criatividade e deixe fluir sua energia. Mariagrazia Marini Luwisch

Consultório de Psicologia

Espaço de transformação com a finalidade de orientar, ajudar, esclarecer dúvidas e inquietações. Encontre equilíbrio, use sua criatividade e deixe fluir sua energia. Mariagrazia Marini Luwisch

Medo de dormir

 

Olá Dr.ª Mariagrazia

 

Tenho um filho de 8 anos, que já dorme no seu quarto desde os três anos.

Há coisa de três meses foi dormir a casa de um primo. Desde essa altura que não quer ir sozinho para o quarto pois diz que tem medo.

A muito custo consegui que me contasse o que se passava e então diz-me que viu um filme de terror na casa do primo e agora quando está na cama (antes de adormecer) não consegue pensar noutra coisa que não sejam as imagens do filme. Tentei lhe explicar que um filme é a fingir e enquanto não consegue adormecer, pode ler um livro, ver televisão ou cantar que logo o sono chega.

Foi uma tentativa falhada porque ele não se consegue controlar. Fica num pânico, começa a transpirar, a chorar, e até diz que lhe apetece vomitar. Diz que precisa que eu fique perto dele porque se sente seguro.

Não sei como resolver esta questão, por isso peço-lhe que me ajude a ultrapassá-la.

Ultimamente ele tem adormecido no sofá da sala e eu depois levo-o para a cama. Mas várias vezes ele acaba por acordar durante a noite (mais do que uma vez) e eu acabo por ficar perto dele, até adormecer.

Estou exausta porque não consigo descansar o suficiente e fico com pena do menino porque vejo pela carinha dele que é algo que não consegue controlar. Quando chega a hora de dormir as feições do seu rosto ficam completamente alterados e demora muito tempo para lavar os dentes, achando que consegue adiar o momento.

 

Antecipadamente agradeço toda a atenção que dispense ao meu caso. Aguardo com expectativa pela Vossa resposta.

 

Cara mãe,

 

Primeiramente procure tranquilizar seu filho quanto á segurança que desfruta no seu quarto e reeduque-o fazendo-lhe ver que as coisas que viu no filme não existem e procure incutir-lhe a noção de segurança que ele deve sentir no seu lar. Seu filho deve ser habituado a dormir no próprio quarto, em hora certa e a adormecer naturalmente.

 

O que pode ajudar é criar uma rotina na hora de dormir, como por exemplo contar-lhe uma história, escovar os dentes, despedir do pais e dormir.

 

Outra dica é evitar alimentos com cafeína (chocolate, café, chás e refrigerantes) que perturba o início e a manutenção do sono, bem como evitar brincadeiras excitantes, exercícios físicos, televisão e computador pois podem deixar a criança agitada e em vez disso recomenda-se música suave ou conversas amenas.

 

Evidentemente há de se ter bom senso. Cada criança é individual e única e apenas quem convive com ela vai poder ter o procedimento adequado e bem equilibrado.

 

Fique bem

Mariagrazia

1 comentário

Comentar post