Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Consultório de Psicologia

Espaço de transformação com a finalidade de orientar, ajudar, esclarecer dúvidas e inquietações. Encontre equilíbrio, use sua criatividade e deixe fluir sua energia. Mariagrazia Marini Luwisch

Consultório de Psicologia

Espaço de transformação com a finalidade de orientar, ajudar, esclarecer dúvidas e inquietações. Encontre equilíbrio, use sua criatividade e deixe fluir sua energia. Mariagrazia Marini Luwisch

Ansiedade e depressão

112.jpgBoa noite. É bom poder ler os comentários e pelo menos saber que não estou sozinha. A minha situação é bem grave. Tenho 24 anos e sofro de ansiedade e depressão desde os 19. Já consultei neurologista, psiquiatra, vários psicólogos e também já fiz hipnoterapia durante muito tempo. Às vezes melhora e fico muito tempo até sem pensar no assunto, mas sempre volta e eu fico bem mal. Não consigo dormir sem alguém dormir comigo ou me ficar vigiando enquanto durmo. E mesmo assim custa para dormir, porque para mim dormir é como morrer.

Eu fecho os olhos e tudo se vai. E eu preciso de alguém para se certificar que eu estou respirando enquanto durmo. Não consigo mais ser independente.

Durante o dia passo muito mal também, porque tenho medo que algo possa acontecer comigo e ninguém esteja lá.

Eu tomo banho correndo porque tenho medo de cair na banheira, bater a cabeça e morrer. Eu nem mesmo consigo comer algo que não tenha sido preparado por mim ou alguém de confiança porque acho que posso ser envenenada, mesmo que sem querer. E morro de medo de intoxicação alimentar.

E também tomo medicação e tenho medo de a tomar e morrer, especialmente de fazer alguma alergia.

O meu maior medo é morrer. Eu me imagino sozinha, enterrada e esquecida. Não consigo conceber a ideia de não existir mais. Perdi minha bisavó que morreu de ataque cardíaco ainda nova. Depois perdi meu avô materno para o câncer. Natal passado minha outra bisavó morreu com covid e passados 3 dias minha avó paterna teve um ataque cardíaco e também morreu. Só tenho meu avô paterno e minha avó materna que está com alzheimer, faz mais de uma década e já nem lembro da última vez que ela soube quem eu era.

A minha casa também pegou fogo quando eu era criança e quase morri sufocada. Sempre antes de dormir eu olho os bicos do fogão e as tomadas. E muitas vezes vou ver novamente. Tenho pesadelos constantes e apavorantes. No mais recorrente eu estou enterrada e grito e ninguém ouve. E depois acordo gritando. Também não aguento sequer que alguém mencione o tema da morte sem começar a chorar. Tenho medo de nunca conseguir ultrapassar este medo da morte e acabar não aproveitando nada da vida.

Cara leitora,

É normal que com a morte de um ente querido ou muito importante em nossas vidas se instale o luto, processo sentimental que envolve a dor da perda. Cada pessoa lida com essa dor e angústia de maneira individual e particular, manifestando seus sentimentos de formas distintas, inclusive podendo desencadear distúrbios psicológicos mais sérios.

Os traumas vividos no passado pertencem ao passado e quanto mais os lembramos mais envenenam o presente e podem torná-lo toxico.

Ao sentir que se encontra num quadro extremo no processo do luto ou está a sentir dificuldades em lidar com a situação, não hesite em procurar a ajuda de um profissional psicólogo. O psicólogo vai ajudá-la a entender esse processo e a vivê-lo saudavelmente, por meio da psicoterapia.

No seu caso, já há um movimento de procura da cura, em direção a ultrapassar os problemas, mas é preciso trabalhar no sentido de reviver de outra maneira, de ressuscitar, de crescer com maturidade para ultrapassar.