Apaixonada por outro
Bom dia Drª
Solicito ajuda relativamente ao seguinte:
Sou casado á 18 anos, tenho 42 anos, tenho 2 filhas menores, amo a minha mulher, ao longo destes 18 anos nem tudo foi perfeito no casamento, houve erros de ambas as partes, mas minha esposa no ultimo ano sentiu que eu não gostava dela e diz que também deixou de gostar de mim, entretanto a meio do caminho alguém se meteu e ela traiu-me e está completamente apaixonada pelo outro, completamente louca por ele, teve um caso com ele e neste momento ele é a prioridade dela, só pensa nele, quer repetir as sensações que teve e ouvir as palavras que ouviu, mesmo que por pouco tempo, até comenta em tom irónico que eu sou um fiat e o outro é um ferrari, não pela apresentação física de cada um, mas sim pela relação amorosa.
Acontece que após algumas noites sem dormir e emagrecer uns bons kilos, nunca perdi a calma, mas perdi o sentido de orientação, tentei depois focar-me principalmente nas minhas filhas.
Minha esposa ao início estava convencida que iria viver com o outro feliz para sempre, acompanhada das filhas, mas o caso deu algumas reviravoltas e o outro individuo, que sempre teve algumas relações ou casos curtos, aconselhou-a a ficar comigo e disse-lhe que neste momento tinha outras prioridades e que não estaria interessado numa relação com ela, ao que ela lhe respondeu que gostava era dele e não de mim.
Após muitas conversas entre minha esposa e eu, e 4 meses passados, decidimos continuar a dormir juntos e praticamente fazemos a vida normal que antes fazíamos, mas vamo-nos divorciar, pois ela insiste bastante, e até porque não há grande segurança no casamento e ela mantem a esperança de ter um caso com o outro nem que seja por pouco tempo, e se não for com ele que seja com outro, para voltar a sentir novas sensações.
Neste momento a minha prioridade é a união familiar, para tentar manter a estabilidade principalmente para as minhas filhas, e não gostaria nada que minha esposa se fosse meter em casos que com certeza a farão sofrer mais ainda, claro que se acontecer não vai ter o meu apoio. Mas às vezes penso que talvez não seja este o caminho correto, eu amo a minha esposa e minhas filhas, gostava de manter esta união, pois com esta idade já não acredito em contos de fadas, e penso que qualquer outra solução seria pior, será que estou agindo corretamente?
Por favor, se possivel solicito alguns conselhos.
Obrigado
JF
Caro JF,
A sua mulher teve esse deslize, provavelmente, como compensação por falta de atenção, falta de carinho, falta de diálogo ou monotonia no casamento e iludiu-se que estivesse apaixonada.
Converse com ela, é preciso negociar... Procure dialogar com ela e esclarecer as coisas que não estão bem no casamento. Sempre que no casal há conflitos, a culpa é dos dois, conversem e encontrem pontos para melhorar. Para que um casamento resulte é preciso compreender o que o outro possa sentir e ter consideração pela parceira (fazer favores, delicadezas, cuidados).
Não deixe que as coisas piorem, tome atitudes positivas e vai ver que tudo vai melhorar. Uma relação extraconjugal pode, em certos casos, reforçar o próprio casamento. Procure sempre investir e reavivar a relação.
Se não conseguir resolver sozinho procure a ajuda de uma psicóloga, uma psicoterapia de casal está indicada.