Computador bloqueado
Boa noite
Eu sou o Gui e tenho 17 anos e entrei este ano para a faculdade.
O meu pai nunca teve muita confiança em mim uma vez que nos meus anos escolares anteriores à faculdade era bastante irresponsável imaturo.
O que aconteceu foi o seguinte: o meu pai comprou-me um computador novo porque o meu computador atual está bastante estragado e com vírus, mas continua funcional.
Ao me comprar um computador novo bloqueou o acesso às redes sociais e aos jogos. Eu estou num curso onde muitos dos meus colegas jogam jogos e como tenho muito tempo livre, jogo sempre à noite depois de estudar e de jantar um jogo online com os meus amigos. O meu pai sempre que me vê a jogar fica todo exaltado e diz "isso não é vida".
Resumindo, eu tou a dar imensas provas de responsabilidade ao meu pai como o facto de estar sempre a estudar e passar tardes na biblioteca a estudar e boas notas e mesmo assim ele continua a não ter confiança em mim porque diz que é para o meu bem eu deixar de jogar jogos.
Eu acho que é normal quando se tem um tempo livre jogar uns jogos de computador e o meu pai está a me privar disso.
Desculpe não me conseguir expressar da melhor maneira mas eu estou bastante nervoso e com vontade de fugir de casa.
Obrigado
Caro Gui,
Fugir de casa não vai resolver o teu problema, pelo contrário só vai agravar o relacionamento familiar e a tua vida.
Não se trata de não confiar em ti, mas o teu pai quer evitar que te tornes dependente do mundo digital e principalmente de jogos on-line. Jogar on-line pode ser normal dependendo das condições e desde que o tempo de jogo seja limitado. Se para ti é muito importante, fale com teu pai assim como falou comigo e demonstra-lhe que pode confiar em ti. Faz uma negociação com ele e define um tempo para jogar e ao mesmo tempo preenche o teu tempo livre com leituras, atividade física, desporto, de modo equilibrar o tempo despendido na vida virtual e real.
Lembra-te que jogar pode ser uma evasão e um alheamento. É preciso ganhares o gosto por atividades alternativas.
Um abraço e parabéns pelo estudo!