Depressão pós-parto e cura
Gostaria muito que me respondesse... Eu tive depressão pós-parto já tem mais de um ano e meio. Fiz todo o tratamento com medicamentos, psicólogo, e tudo mais. Hoje já não tomo nenhum remédio, e também tive alta do psiquiatra e do psicólogo. Mas, grande parte da minha família continua me tratando como se eu tivesse algum problema, e isso me incomoda muito.
Porque eles não acreditam que eu estou curada já que eu terminei meu tratamento há mais de um ano e voltam a me tratar do mesmo jeito? Depressão realmente tem cura ou eu que estou errada? Grata.
Cara leitora,
O objetivo central do tratamento da depressão é a remissão ou seja a melhora completa da sintomatologia depressiva. Como grande parte das doenças, há sempre um risco de, mesmo tratada corretamente, o paciente apresentar recaída no futuro (cerca de 80% das pessoas que apresentaram um episódio depressivo devem apresentar um ou mais episódios adicionais).
A depressão, portanto, é, na maioria das vezes, uma doença crónica, assim como diabetes e hipertensão. Quando tratada adequadamente, o paciente leva uma vida absolutamente normal.
A depressão pós parto exige apoio integral da família, especialmente do marido que deve dar atenção redobrada e ter uma dose grande de compreensão.
Precisa ter paciência, sentir-se curada e vai ver que a sua família vai voltar a tratá-la normalmente. Depressão tem cura.
De qualquer maneira se pudesse manter a psicoterapia, seria uma mais-valia para si, para poder colocar e trabalhar essas questões que se coloca e que a perturbam.
Um abraço e tudo de bom