Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Consultório de Psicologia

Espaço de transformação com a finalidade de orientar, ajudar, esclarecer dúvidas e inquietações. Encontre equilíbrio, use sua criatividade e deixe fluir sua energia. Mariagrazia Marini Luwisch

Consultório de Psicologia

Espaço de transformação com a finalidade de orientar, ajudar, esclarecer dúvidas e inquietações. Encontre equilíbrio, use sua criatividade e deixe fluir sua energia. Mariagrazia Marini Luwisch

Filho triste e solitário

118.jpg

Eu estou muito preocupada com o meu filho.

Quando ele era pequeno ele era vivaz, mas no ensino médio tornou-se muito quieto. Os professores diziam que ele era bom, mas muito tímido. Os colegas o provocavam por ele ser magro e eu acabei por deixar que ficasse muito em casa.

Começou a trabalhar, mas nenhum trabalho estava bem.

Ele foi a um psicólogo durante três anos, mas depois ele parou, também porque o meu marido não concordava. Agora tem vinte anos, está sempre triste, sai muito pouco, come sozinho e se alguém vier em casa ele retirar-se para o seu quarto. Eu desejo que ele volte ao psicólogo, mas eu não sei como fazer. Queria, por favor, um conselho!

Cara mãe,

tente fazer a seguinte pergunta a si mesma: “Porque o meu filho transformou a casa numa concha para se refugiar?”.  Será por ter uma mãe que o protege como se fosse uma criança?

Saiba que o seu filho, ao sentir uma grande proteção na família, poderá sentir muita dificuldade em ser independente.

Em relação a  ir ao psicólogo fale com ele, sem forçá-lo, depende da motivação dele. Para ajudá-lo procure cultivar os seus próprios interesses e permita que ele tenha espaço para encontrar os seus. Sendo uma mãe muito protetora, que protege e defende o filho das agressões do mundo externo, correrá o risco de fazer com que ele se feche ainda mais.