Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Consultório de Psicologia

Espaço de transformação com a finalidade de orientar, ajudar, esclarecer dúvidas e inquietações. Encontre equilíbrio, use sua criatividade e deixe fluir sua energia. Mariagrazia Marini Luwisch

Consultório de Psicologia

Espaço de transformação com a finalidade de orientar, ajudar, esclarecer dúvidas e inquietações. Encontre equilíbrio, use sua criatividade e deixe fluir sua energia. Mariagrazia Marini Luwisch

Ouvir coisas

7.jpg

Olá Dra. Boa noite. Tenho uma pergunta tenho 46 anos e desde a minha adolescência escuto a mesma frase!

"Tá com saudades de mim?" A frase por si só não me é estranha, porém não existe estado emocional nem lugar pra ouvir, a não ser pelo fato de que eu sempre estou só, sem amigos ou familiares junto comigo.

As vezes eu nem ligo outras me encabula, porque de eu ouvir sempre está pessoa me perguntando isso?

 

Um novo estudo publicado recentemente no “The Lancet Psychology”, resultado de uma pesquisa online e análise em profundidade de 153 pessoas que ouviam vozes, diz que há uma enorme variação de formas entre as pessoas que “ouvem coisas”.

 

Muitas vezes, elas são vozes internas e não dizem nada em voz alta

 

É quase como se as pessoas estivessem exagerando na dose daqueles diálogos internos que temos em nossas cabeças todos os dias.

 

Na verdade, a pesquisadora Angela Woods, da Universidade Durham, que liderou o estudo, observou que 15% das pessoas que relatam ouvir vozes não foram diagnosticadas com qualquer distúrbio psicológico. As pessoas que ouvem vozes dizem que elas podem ser assustadoras, mas também podem ser amigáveis.

 

No seu caso é "ouvir coisas" de uma voz amigável, embora a alerte para o fato de “sentir solidão” e talvez de uma necessidade interior de sentir-se mais acompanhada.

 

Uma psicoterapia poderá ajudá-la a entender essas vozes como parte de si e a revelar suas preocupações subconscientes.