Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Consultório de Psicologia

Espaço de transformação com a finalidade de orientar, ajudar, esclarecer dúvidas e inquietações. Encontre equilíbrio, use sua criatividade e deixe fluir sua energia. Mariagrazia Marini Luwisch

Consultório de Psicologia

Espaço de transformação com a finalidade de orientar, ajudar, esclarecer dúvidas e inquietações. Encontre equilíbrio, use sua criatividade e deixe fluir sua energia. Mariagrazia Marini Luwisch

Sem personalidade

16.jpgSou C, tenho 17 anos. Vivo com a minha mãe, que não tem paciência NENHUMA. Sempre que faço algo errado ela me xinga muito, principalmente de sem cérebro. Diz que não uso minha mente, que sou incapaz de raciocinar, que pareço ter algum problema mental e agora me chama de demente. Eu nunca a contrariei, nunca fiz nada demais, sempre a obedeci, mas quando cometo algum erro dentro de casa, ela me xinga muito, joga na minha cara os erros bobos que eu cometi, faz eu me sentir uma inútil. E ela não tem consciência disso. Muitos dos erros que eu cometo são por falta de atenção, é como se eu fizesse de qualquer jeito, porque sempre faço tudo “correndo”... Ela me julga muito, e é a única pessoa com quem eu converso, já que nem amigos eu tenho. Acho que por culpa dela, por ter-me trancado dentro desta casa que eu sou tímida, ansiosa, insegura e sem personalidade.

Por conversar apenas com ela, nunca tive ideias diferentes da dela. Tudo que é certo para ela é para mim, nem me dou ao disfrute de tentar pensar em algo diferente. Sinto que não consigo pensar e nem agir sozinha, tenho medo de tudo e de todos. Parece que sem a ordem dela eu não faço nada e também não consigo pensar em nada. Acho que é ela quem pensa por mim... Tenho ficado cada vez mais triste por ser tão DEPENDENTE dela, até demais... Não consigo fazer coisas simples, não consigo agir/pensar por mim mesma e quando tento, tenho medo dela me xingar, em tratar mal de novo... E eu estou crescendo, sem personalidade, coragem... Mal consigo pensar por mim mesma, nem opiniões eu consigo ter, nem sei o que eu gosto ou não gosto, cresci com a minha mãe escolhendo e fazendo tudo por mim. Não consigo raciocinar sem ela do lado, não consigo fazer NADA sem que ela esteja comigo, como vou viver assim? Por isso não consigo fazer escolhas, não confio no meu juízo, aliás, nem tem como eu desconfiar já que eu acho que NÃO TENHO um.

Acho que minha mãe me destruiu...

Cara C.,
Por tudo o que disse é hora de começar a pensar por si própria. É hora de começar a conquistar a sua independência. A independência depende dos seus próprios passos.

Na vida crescemos e desenvolvemo-nos à custa da dependência emocional das pessoas que nos são significativas. Na primeira fase da vida da criança esta dependência é funcional, mas com o avançar dos anos, a independência emocional precisa ser desenvolvida.

Este processo pode ter algumas lacunas, seja por carência emocional, falta de habilidades sociais, autoconfiança diminuída, incapacidade de decisão ou vitimização.
A forma como os nossos pais e pessoas próximas estabelecem os laços emocionais nem sempre facilita o desenvolvimento de autonomia emocional. Tornamo-nos adultos sem ter aprendido a ser emocionalmente autossuficientes.

Aqui 3 passos para conquistar sua independência emocional:
Permita Libertar-se!
Construa sua Própria História!
Acredite em Si Mesma!

Caso não consiga sozinha procure ajuda de uma pessoa especializada.