Saltar para: Posts [1], Pesquisa [2]

Consultório de Psicologia

Espaço de transformação com a finalidade de orientar, ajudar, esclarecer dúvidas e inquietações. Encontre equilíbrio, use sua criatividade e deixe fluir sua energia. Mariagrazia Marini Luwisch

Consultório de Psicologia

Espaço de transformação com a finalidade de orientar, ajudar, esclarecer dúvidas e inquietações. Encontre equilíbrio, use sua criatividade e deixe fluir sua energia. Mariagrazia Marini Luwisch

Deixar de fumar

 

Boa tarde,

 

Há dois meses atrás deixei de fumar, com algum tempo de preparação prévio para me preparar psicologicamente.

As razões para deixar de fumar prendiam-se com melhorar a minha saúde (devido ao tabaco) assim como ser um novo factor de motivação para emagrecer e dar um novo rumo à minha vida que se encontra "estagnada" há já algum tempo.

 

Chegou o dia de deixar de fumar e de facto consegui.

Os primeiros tempos foram de facto bastante complicado mas entendia o facto de deixar de fumar como uma motivação extra. O primeiro mês correu bem e as pessoas até diziam que estava com melhor cara e tudo.

 

No último mês as coisas têm piorado ao ponto de estar sem qualquer motivação, o que antes gostava de fazer agora já não parece tão motivante, as tarefas do dia a dia são adiadas (continuo a dizer-me que por falta de tempo) , sinto-me extremamente cansado, sono excessivo, apesar de ter sono durante à noite estou a acordar frequentemente por poucos períodos.

 

Tenho aumentado de peso mesmo tentando fazer algum exercício físico.

 

Isto torna-se tudo numa espiral que está ficando difícil de controlar: quero fazer exercício físico para melhorar a minha aparência mas não tenho vontade. Como continuo a engordar sinto-me desmotivado e penso que a depressão vai piorar.

 

O que queria perguntar é se o estado que possuo é claramente um sintoma de depressão devido à ausência de tabaco ou se já possuía o estado de depressão e o tabaco funcionava como anti-depressivo?

 

A depressão tem cura ou é algo recursivo? É obrigatório a utilização de medicamentos?

 

Procurando ajuda devo consultar um psicólogo(a) / psiquiatra.

 

Sem mais de momento,

 

A.