Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Consultório de Psicologia

Espaço de transformação com a finalidade de orientar, ajudar, esclarecer dúvidas e inquietações. Encontre equilíbrio, use sua criatividade e deixe fluir sua energia. Mariagrazia Marini Luwisch

Consultório de Psicologia

Espaço de transformação com a finalidade de orientar, ajudar, esclarecer dúvidas e inquietações. Encontre equilíbrio, use sua criatividade e deixe fluir sua energia. Mariagrazia Marini Luwisch

Tentativa de suicídio

paularego25.jpg

 

Boa tarde,

 

eu tenho um irmão de 19 anos, que tentou suicidar-se, enforcou-se mas chegaram a tempo para salvá-lo.

Hoje ele está internado em cuidados intensivos, estava inconsciente e sem movimentos porque ficou sem oxigénio no celebro por alguns minutos, ele apenas nos ouvia e chorava, começou a recuperar-se, então está a se movimentar e até sorrindo, mesmo entubado, amarrado, está muito angustiado para falar, porém às vezes ele acorda assustado, treme todo abre bem os olhos; até aí tudo bem. Faz dois dias que ele sempre que acorda, ele treme, mexe-se muito, olha para os tubos, e como se faltasse o ar vai ficando roxo, transpira muito. Minha dúvida é se isso é normal? A pessoa que passa por isso, sofre com pânico, fica com medo dos tubos, ou ele pode esta lembrando dos fatos?

 

Meu irmão esta se recuperando aos poucos ,o processo é lento ele pode vir a ficar com sequelas no cérebro.Mas ele nos ouve e às vezes chora, sorri e não consegue falar ainda, mas  está muito agitado. Mesmo nesta situação ja é a hora de uma psicóloga começar a interagir com ele ? Ou devemos esperar um devido tempo para isto.

 

Qual a explicação psicológica do que pode passar pela cabeça do paciente depois da tentativa de suicídio.

Desde já agradeço!

 

Aguardo uma resposta.

Desde já agradeço!

J.

 

Cara J.,

 

O seu irmão deve estar a sofrer de perturbação stress pós-traumático que é um problema de ansiedade que surge, como o próprio nome indica, depois de uma pessoa ter sido exposta a um acontecimento que constituiu um trauma psicológico.

 

A tentativa de suicídio é um acontecimento que constitui um trauma psicológico que foi uma ameaça à sua vida em que terá sentido muito medo, desespero, falta de ajuda ou horror intenso e é possível que tenha desenvolvido um problema de ansiedade relacionado com essa situação.

 

É muito importante que ele tenha uma ajuda especializada para diminuir o seu sofrimento e para iniciar o trabalho necessário a devolver-lhe o bem-estar na sua vida.

A família é sempre o melhor apoio nessa fase de recuperação. Quando tiverem dúvidas de como interagir, ouçam a voz do coração: amor, carinho e atenção são a ajuda mais eficaz.

 

Boa recuperação!

 

 

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.